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Competência e o caso do Engenheiro Paulo

Atividade Acadêmica: Disciplina de Administração de Recursos Humanos - FGV - 2008

A expressão “competência” tem sofrido alterações em seu conceito na área administrativa. Para David McClelland, a partir da competência, há condições de se manter um elevado desempenho na realização de tarefas. Para Prahalad e Hamel, a competência é o aprendizado em grau coletivo na organização, coordenando habilidades de produção e integrando correntes de tecnologias, em especial. A inteligência prática aplicada à solução de problemas, é a definição de competência para Zarifian.

Em O caso do engenheiro Paulo, foi possível observar bem as definições de competência em suas ações, ao supervisionar as obras da nova fábrica em Belém, e ao assumir tarefas de caráter mais elevado, dedicando-se de corpo e alma à empresa. Entretanto, ao final da obra da nova fábrica, o engenheiro mudou sua postura de trabalho, aparentemente por ter criado expectativas que não foram correspondidas.

Quando foi enviado para Belém, foi designado a Paulo, a supervisão das obras da nova fábrica. Entretanto, como a matriz ficara em São Paulo, o engenheiro foi assumindo, informalmente, tarefas gerenciais, como relacionamento com futuros parceiros de negócios; recepção de autoridades; tomadas de decisão em relação ao pessoal contratado; promoção de notícias.


Ao ser inaugurada a fábrica, e designada a gerência local, Paulo apresentou bruscas alterações em seu comportamento. Isso porque, a partir da dedicação apresentada, Paulo pode ter acreditado que seria nomeado gerente da unidade – o que não aconteceu. Apesar de o presidente da organização não lhe ter prometido cargo algum, e de Paulo já estar inscrito em um programa de capacitação para gerentes, as informações a respeito do crescimento do engenheiro dentro da empresa não lhe foram passados com clareza.

Outra questão seria o tempo de espera, entre a formação no curso e a tensão de conseguir ser um dos primeiros colocados no curso para, a partir disso, ser promovido a cargo de confiança.

Sem segurança e sem perspectivas traçadas de maneira objetiva em seu trabalho, Paulo pode ter perdido as esperanças em ascender na empresa, ou, ainda, pode ter perdido a confiança em si próprio – um transtorno psicológico causado pela falta de atenção a um dos melhores funcionários e executivos que uma empresa pode ter.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOUZA, Agamemnom Rocha e FERREIRA, Victor Claudio Paradela. Introdução à administração: uma iniciação ao mundo das organizações. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Pontal, 2006. p. 205-6.

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