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Diagnóstico Organizacional

Atividade Acadêmica: Disciplinas de Administração de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional - FGV - 2008

A Organização estudada é uma instituição financeira que visa a inovação e a responsabilidade social. O termo “instituição financeira” pode ser apresentado pela seguinte definição: “Pessoas jurídicas públicas ou privadas que têm como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira e a custódia de valor de propriedade de terceiros”, O Banco Redentor do Brasil, referência em responsabilidade social, decidiu tornar-se líder de inovação no setor. Para isso, criou um programa de estímulo à experimentação em algumas agências que serviriam de laboratório. Os funcionários deveriam inovar em produtos e em conceitos de serviços. Na área das organizações financeiras, a inovação nos produtos e no atendimento podem ser fator decisivo na hora de um cliente abrir uma conta.

Entre as atuais tendências da gestão de pessoas, sobrepondo-se aos modelos tradicionais, destacam-se: a gestão por competências, inovação, desempenho, criatividade, mudança, clima organizacional, participativa e da qualidade. Pode-se citar também o coaching e o mentoring como processos de gestão de pessoas, onde o coaching ajuda a traçar planos de carreira a partir de aspirações e valores pessoais; enquanto no mentoring, em muitos casos, já há um plano de carreira traçado, e o tutor passa ao “pupilo” suas experiências e conhecimentos, profissionais e pessoais.




Tem-se acompanhado a transição dos tradicionais métodos de gestão de pessoas para métodos atuais. Um dos métodos tradicionais é a gestão de cargos, onde cargos e funções são avaliados e habilidades desenvolvidas, com o intuito de “subir de cargo”. As novas tendências para a gestão de competências, levam em conta questões mais “subjetivas”, como sociabilidade, criatividade, desenvolvimento profissional e pessoal.



Para a gestão por competências, o maior patrimônio da organização é a competência e o desenvolvimento de novas habilidades de seus funcionários. Na gestão da inovação, são desenvolvidos, além de novos produtos e serviços a serem oferecidos, novos meios de organização e produção internos. A gestão de desempenho pode ser compreendida como um processo resultante do planejamento, acompanhamento e avaliação do desempenho humano em seu trabalho. Na gestão da criatividade, a organização promove um comportamento pró-ativo da criatividade entre os funcionários, dando-lhes liberdade para criar e oferecendo-lhes oportunidades e laboratórios de criação, agregando valor ao conhecimento. A gestão da mudança, para acompanhar a velocidade de transformação do mercado, promove mudanças na organização, observando fatores como contexto, conteúdo e processo de mudança. A gestão do clima organizacional preocupa-se com os fatores que influenciam positiva ou negativamente a motivação e a satisfação dos funcionários, buscando oferecer-lhes melhores condições de trabalho e maior envolvimento dos funcionários com os objetivos da organização. A gestão participativa busca transformar as pessoas em parceiros de negócios e busca o consenso em torno dos objetivos estipulados. Na gestão da qualidade, programas de qualidade são implantados com o objetivo de melhorar seus processos, a satisfação de clientes e funcionários, adotando padrões internos.

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