Imperdível! Livraria da Folha


A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA




Palavras-chave: universidade, extensão, projetos, ensino.



Resumo:
Dentro da universidade como instituição de ensino, a extensão aparece com o objetivo de integração acadêmico-sociedade e acadêmico-pesquisa. Projetos de extensão em trabalhos com comunidades e em pesquisas científicas acentuam o caráter educativo e científico da universidade.

O artigo tem como objetivo a análise do campo de atuação dos projetos de extensão, sejam eles de caráter social ou de caráter científico. Serão abordados temas sociais, educacionais e econômicos.

Os projetos de extensão, dentro do universo acadêmico, têm por principal objetivo o aprofundamento do acadêmico em determinados assuntos, em áreas específicas de pesquisa. Explora a curiosidade do aluno, a busca pelo conhecimento, promovendo, dessa forma, o direcionamento do campo de estudo.
Voltada ao interior da universidade, projetos educacionais de pesquisa são voltados à produção de conhecimento e formação de profissionais melhor qualificados. Esses projetos são responsáveis por abundante material acerca do objeto de estudo, visto que são específicos por área e assunto. Toda a metodologia, o acompanhamento e desenvolvimento dos projetos provêem ao aluno fontes de conhecimento e cultura.
A fim de promover o acesso ao conhecimento, muitos projetos de extensão são dirigidos à sociedade, dando ao acadêmico a oportunidade de ter uma visão real da sociedade em que vive. Propicia ao acadêmico a chance de intervir de maneira produtiva no cenário, fazendo um intercâmbio de conhecimento e críticas, e levando educação e ensino à comunidade. A utilização da extensão como forma de levar educação para fora das portas da universidade também colabora com a sociedade.
Projetos de extensão também são oferecidos em universidades como forma de crédito educativo, beneficiando, assim, a universidade e o aluno. Dessa forma, desenvolve o potencial científico e social do acadêmico, proporcionando-lhe, além do conhecimento extra, meios de se manter no meio universitário.

Conhecimento é um bem de valor inestimável. Projetos de pesquisa e extensão vêm a somar nesse quesito. Em qualquer área, projetos de pesquisa e extensão dão à universidade e ao pesquisador, renovação e reconhecimento de seus trabalhos. Mais do que crédito obrigatório no currículo acadêmico, a extensão tem objetivos pertinentes ao progresso de pesquisas científicas, à criação de um meio de acesso da comunidade à informação, e à facilitação da permanência do aluno no universo acadêmico.

Bibliografia:
http://www.furb.br/

Blumenau, novembro de 2007. Artigo entregue na disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico do curso de Administração da Furb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário