Imperdível! Livraria da Folha


A UNIVERSIDADE BRASILEIRA





Palavras-chave: universidade, ensino, modelo, crises.



Resumo:
Ao analisar a história de nosso país, começamos a entender tudo o que vivemos. A respeito da história da universidade não é diferente. A colônia exploratória na época do descobrimento e as políticas de interesse pessoal da corte nos apresentam alguns pontos de partida. Ao longo da história, podemos citar o pensamento europeu no século XVIII, o modelo norte-americano, as crises e a reforma universitária como diretrizes do nosso sistema de ensino superior. Mais adiante, citamos a prática desenvolvimentista espalhada no período Kubitschek. A partir de incentivos, universidades de grande porte, bem como implantação de novos cursos e centros politécnicos foram criados.

O presente artigo trata da história da Universidade no Brasil. Sua história é recente, o que se explica pelo fato de nossa colônia ter sido exploratória, e não havia o interesse ou necessidade de implantação de escolas e faculdades. Porém, a influência de pensadores europeus e do modelo americano de universidade, fez com que se abrisse espaço para o ensino e a educação. Este modelo que vivenciamos teve início no século passado, e tem muito a desenvolver. O ensino superior em nosso país passou por grandes crises políticas e financeiras. A reforma universitária, a cópia do modelo americano e a burocratização também fazem parte do cenário dos séculos XX e XXI.
Na colônia de Portugal no Brasil, inicialmente, a burguesia mandava seus filhos para a Europa, a fim de terem acesso ao ensino superior, criando uma resistência à implantação de projetos de ensino no país.
Em 1915, o governo reuniu escolas politécnicas, faculdades de direito e medicina, no Rio de Janeiro, sendo considerada a primeira instituição de ensino superior do país. Em 1961 foi criada a Universidade de Brasília, retomando a idéia de universidade como instituições integradas, orgânicas e atuantes, onde a cultura científica é traço fundamental, integrada à profissionalização. Entretanto, esse projeto foi interrompido no período do golpe militar.
Alguns autores hoje sustentam que a universidade brasileira estaria enfrentando três crises: a financeira, a do elitismo e a do modelo.
A crise universitária é antiga, desde a década de 60 vem sendo discutida a reforma universitária. Boa parte dessa crise se deve à distorção do ensino público no Brasil. A partir da década de 60, com a privatização do ensino e incentivo a escolas particulares para as elites, as instituições públicas foram bombardeadas. Juntando esses fatos ao grande aumento populacional a partir dos anos 50, a procura por essas escolas aumentou muito.
Houve também a reforma universitária copiando o modelo norte-americano, mas sem o padrão e a tradição de pesquisa. Burocratizou-se a universidade e, ao final do regime militar, encontramos a universidade pública sendo freqüentada por alunos de classe média e alta.
A partir da década de 90, o ensino superior sofreu grande expansão em decorrência do aumento de vagas em universidades privadas e a criação de novas instituições, aumentando o número de vagas oferecidas pelas universidades particulares em relação às públicas.
O que se estuda no atual governo é uma reforma no ensino superior, reestruturando as universidades públicas e aplicando um controle de crescimento e qualidade das instituições privadas.

Ao analisar a história de nosso país, começamos a entender tudo o que vivemos. A respeito da história da universidade não é diferente. A colônia exploratória na época do descobrimento e as políticas de interesse pessoal da corte nos apresentam alguns pontos de partida para chegarmos ao que se apresenta como nossa estrutura universitária no Brasil. Apesar do crescente número de instalação de universidades em nosso país, pouco incentivo e atenção para a educação se refletem em nossas instituições de ensino superior.



Bibliografia:
ROMANO, Roberto. Em entrevista ao Jornal da Unicamp – Passado, presente e futuro da universidade brasileira – Campinas, outubro de 2006.
CANNES, Michelle. Especial 3 – Conheça a história das universidades no Brasil desde o período colonial – Agência Brasil –
http://www.radiobras.gov.br/materia_i_2004.php?materia=218681&editoria=

Blumenau, dezembro de 2007. Artigo entregue na disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico do curso de Administração da Furb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário