Imperdível! Livraria da Folha


Estresse e trabalho

Atividade Individual PO m6 - Estresse e trabalho :: Desenvolvida na disciplina de Psicologia Organizacional - FGVonline

A atividade proposta neste módulo tem por objetivo a elaboração de um texto que discuta o estresse produzido pelas situações de trabalho ou que nelas se reflitam. Para isso, serão considerados aspectos da Psicologia, como as causas e as conseqüências do estresse; a influência na qualidade de vida dos profissionais e na dinâmica organizacional. A partir disso, haverá a sugestão de práticas institucionais para a solução do problema.

O desenvolvimento dessa atividade é de grande relevância ao nosso meio acadêmico, profissional e familiar, pois todos estão interligados de alguma forma, sendo causa ou sofrendo conseqüências de estados de estresse físico ou psicológico, o que motiva a busca de estudos e resoluções.

O estresse pode surgir de qualquer atividade, seja física ou intelectual. Entretanto, o estresse não é necessariamente ruim, podendo ser “benigno”, como fator de motivação de comportamento pró-ativo. O estresse “maligno” decorre de excesso de atividades, como o estresse profissional, onde são ultrapassados os limites suportáveis de carga horária, pressão de superior, ou até mesmo emocional.

Entre as principais causas do estresse no ambiente de trabalho, pode-se citar a pressão de um superior; o medo da demissão, do fracasso, da substituição, do erro; concorrência acirrada; inveja doentia; excesso de horas-extras de trabalho; insatisfação no trabalho, com o ambiente, com a função, com os colegas; problemas em casa; entre demais sofrimentos psíquicos.

As conseqüências do estresse profissional pode se refletir na vida particular e vice-versa. Esses reflexos podem se dar a partir de alterações de humor e comportamento, como irritabilidade, agressividade, depressão, sensações de impotência diante de determinadas situações, podendo ser somatizado e refletir diretamente na saúde física.

Qualidade de vida é um assunto muito discutido de algum tempo para cá. Em especial pelo crescente número de pessoas que sofrem com o estresse do dia-a-dia, cada vez mais intenso. Segundo Luiz Carlos de Queirós Cabrera, sócio da PMC Amrop, “(...) – temos várias carreiras!! A carreira de pai/mãe, a carreira de filho/filha, a carreira de cônjuge (e o eterno risco da terceirização), a carreira de cidadão (a eleição será em...) (...) Agora, como se sair bem em todas essas carreiras, todas demandadas pelo tempo, todas passando por transformações e exigindo um desempenho acima da média? Como?” Para o autor, a qualidade de vida começa no trabalho, em ser feliz no trabalho, gostar do que se faz e fazer com prazer – visto que se passa a maior parte do tempo útil no trabalho ou a trabalho.

Para as outras horas do dia, para as outras “carreiras”, Cabrera sugere que todas as atividades, assim como o trabalho, seja prazeroso e intenso, independendo do número de horas ou de minutos dispensados a cada função. E, como têm-se visto na disciplina de Introdução à Administração, as Escolas têm estudado e comprovado que a satisfação no trabalho interfere diretamente na quantidade e principalmente na qualidade de produção.

Analisando a relação estresse versus qualidade de vida, algumas práticas podem ser adotadas. Entre elas, podemos citar melhorias no ambiente físico de trabalho; pequenos intervalos para coffee-break – o que, além de distrair um pouco e relaxar, promove integração de funcionários e trocas de idéias; evitar a utilização de horas-extras, cumprindo horários pré-determiados pela organização; incentivar e promover a participação em workshops, cursos e palestras; reconhecer méritos; introdução de atividades de relaxamento e alongamento; prática de dinâmicas de grupo; dispor de profissional qualificado para acompanhamento psicológico; abrir canal de comunicação para sugestões, críticas e elogios entre funcionários e gerência e vice-versa.

O estresse e a qualidade de vida profissional e pessoal estão intimamente conectados à Psicologia Organizacional e à Administração como escola e como profissão. Sendo o estresse um dos fatores que podem causar problemas de saúde mental e física (até mesmo AVCs e paradas cardio-respiratórias), a implantação de recursos que proponham qualidade de vida é quase inevitável. Com toda a carga de informações do ambiente globalizado e informatizado em que se vive, aliado às pressões profissionais, familiares e sociais, é muito fácil sofrer por estresse. Entretanto, esse mal é reversível. Viver com intensidade todos os momentos, gostar da atividade que desenvolve, ter prazer em todas as situações, além da implantação e vivência das práticas institucionais supracitadas, são algumas das soluções que podem, facilmente, elevar a qualidade de vida e, assim, reduzir o nível de estresse.

Referências Bibliográficas:

SHIBUYA, Cecília Cibella. Como lidar com o estresse no trabalho. Disponível em:
http://www.mulherdeclasse.com.br/como_lidar_com_o_estresse_no_tra.htm. Acesso em: 04 jan. 2008. (Animação Unidade 7)

CABRERA, Luiz Carlos Queirós. A qualidade de vida e a equação tempo x intensidade. Folha de São Paulo, 11 set. 2006. Disponível em:
http://www.pmcamrop.com.br.

CORDEIRO, Tiago. Um mundo mais velho. Veja. Rio de Janeiro, jul. 2005.

Vídeo Trabalho, trabalho – estresse. Disponível em: moodle.fgv.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário