Imperdível! Livraria da Folha


Liderança e Responsabilidade Social

Atividade Interdisciplinar – Liderança e Responsabilidade Social :: Desenvolvida nas disciplinas de Psicologia Organizacional em conjunto com Introdução a Administração - FGVonline

A presente Atividade tem como objetivo a contextualização da Liderança e seus aspectos gerais e em torno da questão Responsabilidade Social. Será visto um exemplo de situação do cotidiano de trabalho, considerando os tipos de liderança e de poder envolvidos, e discussões da Equipe 6 acerca desse. Também será vista a articulação entre a situação exemplificada e a questão Responsabilidade Social.

Essa Atividade é de grande importância ao nosso meio acadêmico, visto que o assunto Liderança é base para o desenvolvimento de atividades gerenciais e a questão Responsabilidade Social tem levantado discussões e criado opiniões e soluções para diversas temáticas, sendo considerado novo meio de gestão empresarial ao preocupar-se com os impactos gerados por suas ações não apenas no ambiente interno, mas também no externo e preocupando-se com o meio ambiente e com as gerações futuras.

O conceito de Liderança pode ser definido como função administrativa de exercer influência sobre pessoas e motivá-las, de modo espontâneo, para se chegar aos objetivos do grupo ou empresa. Segundo Fiorelli, os líderes são significativos para os liderados, e a instalação dessa liderança se dá pelo componente emocional. Entre diversos atributos de líderes, esse autor menciona características pessoais como visão, compromisso, habilidade interpessoal e autoconhecimento, além de habilidades de orientação e comunicação. Além desses, o líder deve ser ético e ser exemplo para seus liderados, deve conhecê-los e reconhecê-los por suas características pessoais, impulsionando-os para a realização dos objetivos do grupo ou organização.

Diferentemente desses conceitos de liderança, temos o de poder, que se utiliza de fontes externas (posição hierárquica, posse de bens, participação em grupos) e internas (características de personalidade) ao indivíduo para estabelecer ordens e normas.

Têm-se três tipos de líder: o autocrático ou autoritário, que por vezes toma as decisões sozinho, sem consultar seu grupo; o democrático ou participativo, envolve o grupo nos processos de tomada de decisão e na definição de objetivos e estratégias ou determinação das funções; o liberal ou “rédea solta”, tende a ser muito permissivo.

Pode-se citar, como exemplo de uma situação do cotidiano de trabalho, uma empresa que fabrica papéis (para livros, cadernos, A4, etc.) que procura e investe em novas técnicas de reciclagem de papel e celulose e replanta as árvores utilizadas na fabricação do papel.

A situação supracitada – fábrica de papel – liga-se à questão de Responsabilidade Social por seu interesse em preservação e manutenção do meio ambiente, ao replantar árvores e buscar soluções para a reciclagem de materiais que seriam jogados no lixo e transformá-los em matéria-prima. Esse aspecto da reciclagem ainda inclui serviços terceirizados, ajudando pessoas como os catadores de papel de rua, que recolhem os materiais e vendem para centros de reciclagem, onde passam por triagens, seleção e separação, gerando mais empregos e contribuindo para um menor acúmulo de lixo e para a preservação do meio ambiente.

Referências Bibliográficas


FIORELLI, J.O. Psicologia Para Administradores. São Paulo: Atlas, 2004.

MACEDO, Luiz Carlos de. Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade. In. ____ A prática da responsabilidade social no setor varejista brasileiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2007.

JORDÃO, Sônia. Pontos básicos para uma liderança eficiente. Revista do Empresário, ago. 2007. Disponível em: . Acesso em 18 abr. 2008.

JORDÃO, Sônia. Arte de liderar num mundo globalizado. Gazeta Mercantil, 02 maio 2003. Disponível em: . Acesso em 18 abr. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário