Imperdível! Livraria da Folha


Discussões: Módulo 1

Disciplina: Introdução a Economia – Processos Gerenciais: FGV Online

Acompanhamos a história da Economia, do feudalismo aos dias de hoje. Ficou claro o quanto o capitalismo é importante para o funcionamento global.

Um dos pontos mais interessantes é a respeito das relações socialismo, comunismo vs. capitalismo, democracia, e como países como China e Rússia, vermelhos, digamos assim, vêm adotando o capitalismo e a globalização, desenvolvendo-se para alcançar o mercado externo. Particularmente, minha relação com o comunismo não é das mais saudáveis, por questões pessoais... Não acho justo pessoas que não trabalham e que não têm interesse em aprender alguma profissão tomar propriedades e bens de quem trabalhou uma vida inteira para conquistar e destruí-los; ou privar seu povo de escolhas, de expressar gosto, de viajar, de conhecer coisas diferentes, como em certa ilha na América Central. Também não sou simpática às guerras provocadas pelos Estados Unidos, mas tenho que reconhecer sua inteligência. Historicamente, como colônia inglesa, o abando sofrido foi extremamente salutar. Desenvolveu-se a consciência de trabalho, criação, produção, política e capitalismo. Deu-se a nacionalização, o patriotismo. Assim como a reconstrução da Alemanha no pós-guerra, e seus avanços tecnológicos – exceto a Alemanha Oriental, que tenta se reestruturar até hoje. O que ajuda países como esses também é a colocação de pessoas responsáveis, capacitadas e de visão no poder.

Outra questão importante abordada nas discussões é o desenvolvimento sustentável e o consumo. Não há desenvolvimento sustentável sem ética e responsabilidade social, como pudemos ver nas disciplinas anteriores. Também não há desenvolvimento sustentável sem interesse por parte do consumidor, que vem mudando seu nível de exigência em relação aos produtos/serviços adquiridos. Os consumidores passam a enxergar o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social como parte e importante fator na escolha de suas marcas. Essa nova consciência que vem sendo adotada é importantíssima para que se pressionem as empresas em busca de soluções com vista a um futuro não tão longe. Pode-se citar as fontes de energia como exemplo. É cômodo a utilização de fontes não-renováveis de energia, enquanto fontes renováveis e “limpas” estão sendo testadas e começam a ser comercializadas, como as placas de absorção de energia solar, que já entram em projetos de construção residenciais e comerciais.

Blumenau, 15 de julho de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário