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O segredo do sucesso: Magazine Luiza

Entre os tipos de controle organizacional criados por Perez Vilariño e Schoenherr, encontramos o controle direto, que se utiliza da imposição de ordens e vigilância explícita; o controle estrutural, que se utiliza de normas, regulamentos, divisão hierárquica e critérios de seleção e recrutamento de funcionários; e o difuso, onde os aspectos culturais são utilizados como base.



No case analisado, pôde-se averiguar que, dentro dos conceitos formulados por Vilarinõ e Schoenherr, o controle organizacional adotado pelo Magazine Luiza é o difuso. Como será visto a seguir, o segredo do sucesso da rede de varejo é justamente a humanização, o fato de acreditar em seus funcionários e tratar a todos como membros da organização de forma igualitária e horizontal.



Inicialmente, o Magazine Luiza era uma simples rede de lojas de varejo de interior. Luiza Helena, sobrinha da fundadora Luiza Trajano Donato, foi escolhida para ser superintendente da rede. Entretanto, Luiza Helena começou a trabalhar no Magazine aos doze anos de idade, e passou por vários setores, em diversas funções – o que a possibilitou ter uma visão do todo. Luiza sempre teve a idéia de que o sucesso de sua rede é a união do homem e do lucro no centro de tudo, além da real participação e interesse dos funcionários na vida e no crescimento da empresa.

Luiza Helena tem o hábito de ouvir seus funcionários, de consultá-los quando a rede precisa de novas idéias, de promovê-los quando seus méritos são reconhecidos, de dar-lhes oportunidades. Além disso, a organização aboliu determinados sistemas de comunicação burocratizados, como ofícios e circulares, tornando a comunicação interna mais acessível, e a resolução dos problemas imediata – sendo levados à diretoria apenas os casos que não teriam reais condições de serem resolvidos pelos gerentes.

Como todo comércio, o Magazine Luiza estabelece metas a serem atingidas e conta com a participação e incentivo mútuo, entre funcionários e filiais. A frase: “Uma cultura particular de empresa, por sua vez, implica a existência de projetos coletivos, sentimento de pertença, e a aquisição, transmissão e partilha de uma mesma cultura por todos os envolvidos.” (Matias, 2006), explicita uma das características da organização. Em seu estilo de controle da organização, Luiza Helena consegue com que todas as filiais e as lojas virtuais se apóiem, excluindo-se a rivalidade entre elas. Luiza gosta de estar sempre presente, de falar aos seus funcionários e de ouvi-los também.

Além de todo o seu carisma para com sues clientes, funcionários e fornecedores, o Magazine Luiza é inovador e não tem medo de arriscar, como quando resolveu entrar no mundo dos negócios virtuais, dando um salto em seus lucros.



A humildade, humanidade e valorização do ser humano são algumas das principais características da rede de varejo, reflexo do controle organizacional adotado por Luiza Helena. Luiza e seu Magazine estimulam o senso crítico, a criatividade e a responsabilidade do seu pessoal. Seu sucesso é baseado no sucesso dos seus funcionários e vice-versa, e isso ela faz questão de deixar claro a todos, inclusive ao oferecer cotas acionárias aos funcionários ao abrir seu capital, dando-lhes prioridade, e estimulando ainda mais sua participação na empresa.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

O segredo do sucesso do Magazine Luiza. Exame, 17 set. 2003, p. 52 a 60. Disponível em: http://www.skywalker.com.br/artigos/corpo.php?id=103. Acesso em: 21 jul. 2008.

MATIAS, Ana Mafalda Portas. Cultura Organizacional. Disponível em: http://www.ipv.pt/forumedia/5/16.htm. Acesso em: 10 abr. 2006

Disciplina: Comportamento Organizacional – Processos Gerenciais: FGV Online.

Blumenau, 23 de setembro de 2008.

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