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Competitividade das exportações brasileiras

Disciplina: Negócios Internacionais

Semestre: 2010/2



Introdução



Muitos fatores tem sido determinantes para a expansão das exportações brasileiras – tanto em volume de produtos quanto em volume financeiro. Pode-se citar como alguns desses fatores os acordos comerciais internacionais; o apoio de crédito e financiamento providos por órgãos como o BNDES; apoio de instituições como o Sebrae; além da demanda internacional por produtos brasileiros, atualmente reconhecidos, de maneira geral, por sua qualidade, design, tecnologia, materiais e preço – tornando nossos produtos competitivos no cenário externo. Serão abordados os setores de calçados, biquinis, bijuteris e moveleiro para uma breve análise de que forma e porque esses setores tornaram-se competitivos internacionalmente.



Justificativa



De acordo com o site Portal do Exportador, do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, os acordos comerciais internacionais vão além das reduções tarifárias, promovendo também uma diminuição de obstáculos não-tarifários e harmonização de normas, que propiciam uma maior integração econômica entre as partes e maior acesso aos mercados, uma vez que os intercâmbios fluem com maior liberdade entre esses países-membro de determinado acordo. O BNDES oferece financiamentos à exportação de bens e serviços através de instituições financeiras credenciadas, em diversas modalidades e linhas. O SEBRAE desenvolveu o programa de Internacionalização das Micro e Pequenas empresas, abrangendo exportação e importação, realizando acordos e parcerias com empresas no exterior para vendas a terceiros, tornando as Micro e Pequenas Empresas brasileiras mais competitivas também no cenário internacional.

“Muito esforço tem sido aplicado, seja no âmbito empresarial como no governamental, para reduzir o gap competitivo da industria e da economia brasileiras.” (TIRONI, 2000). A autora destaca o associativismo competitivo como uma das soluções para o desenvolvimento industrial baseado na mobilização e máximo aproveitamento de capacidades locais, junto aos agentes públicos e privados envolvidos com as questões do desenvolvimento econômico e social.





Desenvolvimento



Além de todo o apoio citado anteriormente – e que se extende a praticamente todos os setores – cada setor apresenta particularidades que impulsionam seu sucesso no mercado internacional, como serão vistos a seguir.



No setor de calçados, segundo dados da Abicalçados, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, e do site courobusiness.com.br, o Brasil é o 3º maior exportador de couros e calçados do mundo, com capacidade tecnológica e de mão de obra para superar essa marca. Além disso, segundo o site aprendendoaexportar.gov.br, no setor calçadista o Brasil é reconhecido pela capacitação em design, marca e qualidade, tecnologia, associada a vantagens em custo. Ainda, o Brasil é o maior cluster do mundo no setor, apresentando auto-suficiência em todos os processos produtivos. COSTA, 2002, bem como os demais sites especializados consultados, também cita os Estados Unidos como principal importador dos nossos calçados brasileiros.



O setor de bijuterias tem como principal característica para sua expansão internacional a variedade e a disponibilidade de diferentes metais, ligas metálicas, pedras e materiais naturais como sementes e folhas secas. Além disso, a tributação para exportação é menor, influenciando diretamente no seu preço final no mercado externo. Outro ponto relevante é o reconhecimento do design brasileiro, no que tange à criatividade e quaidade de acabamentos.



O setor moveleiro no Brasil possui produtos de qualidade internacional, farta mão de obra, e excelentes matérias-primas, além de tecnologia o conhecimento. Além disso, conta com disponibilidade de matéria-prima, qualidade de materiais e acabamentos, design e inovação também com a introdução de diferentes materiais na composição estrutural dos móveis.



No setor de biquinis, o que chama a atenção é a fama do Brasil de produzir peças de qualidade com modelagem e estampas exclusivas, além dos materiais utilizados, de altíssima qualidade, variedade, introdução de materiais acessórios (como pedras, sementes, etc) e tecnologia dos tecidos. Há anos o Brasil é reconhecido no exterior por marcas como Rosa Chá, Morena Rosa, Cia Marítima, Blue Man, entre diversas outras marcas famosas de moda praia que inclusive participam dos principais desfiles e semanas de moda internacionais.





Conclusão



O Brasil é referência em design, tecnologia, matéria-prima e criatividade, em todos os setores analisados. Ou seja, a união do incentivo por parte do governo e órgãos de apoio a empresas ao material humano brasileiro (criatividade, pesquisa de tecnologias, modelagem, acabamento, ect), além da abundância de matéria-prima, são os diferenciais que tanto atraem os olhos internacionais aos nossos produtos.



Sob outra ótica, pode ser afirmado ainda que uma coisa puxa a outra, quanto mais o Brasil exporta, mais investe em tecnologia, mais se torna criativa e experimenta novas modelagens e materias, e mais exporta novamente.







Referências bibliográficas



COSTA, Achyles Barcelos da. Estudo da competitividade de cadeias integradas no Brasil: impactos das zonas de livre comércio. Universidade Estadual de Campinas, dez. 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2010.

TIRONI, Luís Fernando. Os desafios e oportunidades da indústria brasileira: o associativismo competitivo. Brasília, ago 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2010.

Exporta Fácil. Disponível em: http://www.correios.com.br/exportafacil/cfm/centro_comous.cfm . Acesso em 23 nov. 2010.



Série Aprendendo a Exportar. Disponível em: http://www.aprendendoaexportar.gov.br/inicial/index.htm . Acesso em: 23 nov. 2010.

Acordos Comerciais e Sistemas de Preferências (SGP e SGPC). Disponível em: http://www.portaldoexportador.gov.br/index.php?option=com_weblinks&catid=27&Itemid=61 . Acesso em: 23 nov. 2010.

Linhas de Apoio à Exportação do BNDES. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1196961642.pdf . Acesso em: 23 nov. 2010.

Internacionalização de Empresas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/uf/rio-grande-do-norte/areas-de-atuacao/ampliacao-do-mercado/exportacao . Acesso em: 23 nov. 2010.

Associação Brasileira das Indústrias de Calçados. Disponível em: www.abicalcados.com.br/ . Acesso em: 17 nov. 2010.



Couro Business. Disponível em: www. courobusiness.com.br . Acesso em: 17 nov. 2010.

MOTTA, Sandra. Cresce a exportação de bijuterias. São Paulo, 27 nov. 2005. Disponível em: http://www.sebrae-sc.com.br/noticias/mostrar_materia.asp?cd_noticia=10728 . Acesso em: 23 nov. 2010.

Fábrica de biquínis: Exportação é alternativa. 26 jul. 2006. Disponível em: http://www.sebrae-sc.com.br/novos_destaques/oportunidade/default.asp?materia=12216 . Acesso em: 23 nov. 2010.

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