Imperdível! Livraria da Folha


Principais riscos do projeto

Disciplina: Elaboração, Avaliação E Controle De Projetos

Semestre: 2010/2



Introdução



Todo projeto está sujeito a diversos fatores de risco, desde sua idéia inicial até sua concepção final. Os riscos decorrem do conjunto de efeitos e de externalidades negativas, bem como de falhas na configuração e omissões em especificações. De qualquer forma, os riscos de um projeto podem ser calculados e minimizados com a coleta de dados e informações comerciais; históricos setoriais, de mercado e de público; e com a descrição sistemáticas dos efeitos e das externalidades positivas e negativas – projetando diversos possíveis cenários. Os riscos podem ser financeiros, operacionais, institucionais e legais e ainda administrativos e de marketing.



Outro ponto importante é que, à medida que o projeto envolve novas tecnologias, os riscos tendem a aumentar. No caso do “laptop de 100 dólares”, além da nova tecnologia, o público era muito amplo, e ainda havia concorrência para licitação pública nos casos de venda para governos de diferentes países para utilização didática.



A expectativa de Nicholas Negroponte, cientista da computação e idealizador do referido laptop, era de alcançar entre 5 e 10 milhões de unidades em uso, no praze de dois anos, entre vendas em lojas e distribuição em larga escala para estudantes de regiões pobres do planeta.



Riscos operacionais ou administrativos



Os riscos operacionais envolvem, de maneira geral, recursos, transporte, comunicações, esperas e atrasos, eventos não previsíveis e custos acima do orçamento. Os riscos administrativos envolvem competidores, obsolescência, custos operacionais e flutuações no mercado.



Eventos não previsíveis...



Entre os eventos não previsíveis, discorridos na reportagem de Rydlewski, encontram-se a não aceitação da entrada dos produtos em alguns países, como no caso da Nigéria, onde o ministro da Educação local levantou a questão de que as crianças de seu país não tinham nem onde se sentar para estudar, e qual seria a vantagem de um laptop para elas. Apesar da resposta de Negroponte de que a precariedade acentua o uso de seus computadores portáteis, ainda muitos países permaneceram reticentes.



Outros eventos não previsíveis, que serão discutidos ao longo deste trabalho, são a divisão de mercado (competidores) e custos acima do orçamento, a seguir.



Custos acima do orçamento...



O laptop, que inicialmente seria vendido a 100 dólares, três anos depois custava 188 dólares na porta da fábrica – o que não contava ainda com os custos de transporte, armazenagem, etc. Além disso, para comercialização na área educacional no Brasil, o MEC apresentava outras exigências, como seguro, suporte técnico e garantia, além dos clássicos impostos brasileiros. Somando tudo, o laptop de 100 dólares foi oferecido em leilão a 370 dólares – o que, segundo Roseli Lopes, pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis, tornaria o projeto de entregar um laptop por aluno impraticável.



Riscos financeiros ou institucionais e legais



Entre os riscos financeiros, encontram-se mudanças em tarifas e nas exigências de crédito; flutuações nas taxas de juros e de câmbio, nos custos de insumos e nos preços do produto/serviço. Os riscos institucionais e legais, de forma abrangente, competem a expropriações, instabilidade política, mudanças na legislação, dissociação de financiador/financiamento e prejuízos de terceiros (como um desatre ambiental, por exemplo).



Competidores...



Toda boa idéia vem seguida de novos concorrentes. Com a criação de um computador portátil de baixo custo, a OLPC (One Laptop Per Child, ONG de Negroponte) abriu mercado para outras marcas entrarem no segmento, como a Intel, que criou um laptop com o custo final de 350 dólares (fabricados pela Positivo).



Obsolescência...



Segundo o site Compute-rs.com, o prazo de obsolescência de um laptop é de 2 a 3 anos. A garantia exigida pelo MEC, no caso de uma aprovação para a venda dos modelos da OLPC, seria de três anos.



Flutuações no mercado...



Além das flutuações de preços de varejo decorrentes da relação oferta-demanda, ainda há a flutuação do câmbio, visto que o produto é negociado em dólares.





Conclusão



Frente à enorme expectativa de seu criador, o OX, nome do laptop da OLPC, esbarra em diferentes riscos de mercado, como público, segmento, flutuações de mercado, concorrência, custos acima do esperado e eventos não previsíveis. Riscos esses que poderiam ter passado por uma análise de campo mais profunda, evitando tamanhas frustrações com o projeto já pronto.



Referências bibliográficas



Apostila FGV Online.



RYDLEWSKI, Carlos. Era uma vez um laptop de 100 dólares. Veja, São Paulo, fev. 2008. Disponível em: HTTP://qualinfo.com.br/noticiaunica.php?cosnot=349. Acesso em: 31 maio 2010.



Laptop de leasing podem beneficiar sua empresa de pequeno porte. Compute-rs.com. Disponível em: http://www.compute-rs.com/pt/conselho-2959996.htm. Acesso em: 10 novembro 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário