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Responsabilidade Social e Empreendedorismo Social

Disciplina: Administração Empreendedora

Semestre: 2010/2



Introdução



Social, Empreendedorismo, Responsabilidade. São palavras que fazem parte do cotidiano não só dos gestores, mas começam a integrar o vocabulário do público com freqüência. Empreender, ser socialmente responsável, como começar? Na presente atividade serão abordadas algumas possibilidades, limitações, práticas e exemplos.



Responsabilidade social empresarial, segundo o Instituto Ethos, é: “Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.”



Já o empreendedorismo social tem na sociedade civil o seu principal foco de atuação, e sua estratégia na parceria envolvendo comunidade, governo e setor privado. Deve buscar ser o agente de mudanças na sociedade, por meio de adotar uma missão de gerar e manter o valor social, de buscar novas oportunidades para servir a essa missão, de não se limitar aos recursos disponíveis, de zelar pela transparência com seus parceiros e público, bem como com os resultados gerados.





Possibilidades de adoção de práticas de responsabilidade social empresarial por negócios iniciantes, principalmente pelas pequenas e médias empresas



Uma empresa de porte pequeno e médio, pode iniciar sua caminhada adentro da responsabilidade social com gestos simples e que não demandem tantos recursos financeiros, como o desenvolvimento de políticas e práticas da organização com o compromisso de constituir um ambiente de trabalho saudável e propício à realização profissional de seus funcionários, atraindo e mantendo talentos que são fundamentais para o seu sucesso. Ainda no início do negócio, o desenvolvimento de atitudes ecologicamente corretas também ajudam na redução de custos com energia, matéria-prima, materiais de escritório, entre outros. A partir de soluções simples e baratas, as empresas iniciantes podem crescer já com o espírito de responsabilidade social e, mais à frente, expandir seus projetos na área.



Limitações enfrentadas pelos empreendedores



Pequenas e médias empresas em fase inicial costumam ter determinadas restrições de caixa. Portanto, hesitam mais na contratação de pessoas especializadas em gestão social e ambiental, por exemplo, ou mesmo para o desenvolvimento de um programa de qualidade dentro da empresa. Entretanto, existem fatores de incentivo a práticas de responsabilidade social por parte do governo, além de outras vantagens competitivas como desempenho e motivação.



Outro fator de limitação enfrentado pelos empreendedores é a falta de cultura de responsabilidade social, o foco no imediatismo, no egocentrismo, típicos do nosso país. Esse fator só será alterado com educação e cultura ao acesso do público geral. Também podem ser citados como limitadores: a falta de mão de obra qualificada, a informalidade na economia e o autoritarismo (mal) disfarçado.



Principais práticas de RSE seguidas no Brasil – ferramentas e metodologias



Entre as principais práticas de Responsabilidade Social Empresarial no Brasil, destacam-se as normalizações e certificados de qualidade, que seguem rigorosos sistemas de controle e metodologias. Além disso, tem-se visto bastante a responsabilidade das empresas para com seus funcionários (compromisso interno), e para com o ambiente (responsabilidade ambiental). Para empresas de grande porte, o cumprimento a determinadas regras tem sido mais fiscalizadas, como governança corporativa, apresentação de projetos e balanços sociais e ambientais, selos de qualidade de produtos, entre diversos outros indicadores.



Exemplo de empresa que, declaradamente, adota a RSE

A empresa selecionada foi o Laboratório Ghanem, de Joinvilles, SC, que consta na relação de empresas associadas ao Instituto Ethos. A empresa trabalha com responsabilidade social interna e externa, social e ambiental, cultural e economicidade, contando com diversos programas, prêmios e certificações (inclusive ISO 9001); bem como possui balanço social com divulgação anual. Programas ambientais, culturais e de integração fazem parte do cotidiano dos colaboradores do Laboratório. Segundo o site da empresa, em relação à sua missão, visão e valores: “Missão: “Ser excelência em análises clínicas e desenvolver ações econômicas, sociais, e ambientais para promover a qualidade de vida”. Visão: “Ser referência em análises clínicas, comprometido com a saúde e o desenvolvimento científico até 2011”. Valores: Ética; Competência; Qualidade; Paixão; Companheirismo; Responsabilidade Sócio-Ambiental; Diversidade.”

Tamanho e setor de atuação dessa empresa



O Laboratório é uma empresa atualmente de porte Pequeno. Atua na área da saúde, mais especificamente em análises clínicas.



Posição dessa empresa no ranking de seu respectivo setor



Não foram encontrados dados referente à sua posição no ranking de seu respectivo setor. Entretanto, foi reconhecida como vencedora nas categorias Saúde e Responsabilidade Social (este com destaque), no Prêmio MPE Brasil, de 2009. Segundo o site Agência Sebrae de Notícias, “em 2008, o Laboratório Ghanem de Análises Clínicas ganhou o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) 2008, na etapa nacional, nas categorias Serviços de Saúde e destaque em Responsabilidade Socioambiental”, mesmo ano em que passo de Micro para Pequena Empresa.

Conclusão



São empresas como a apresentada que mostram como é possível integrar o business core à responsabilidade com o mundo à sua volta. Projetos sociais com o público interno e externo, responsabilidade ambiental e valores éticos hoje em dia são quase que obrigatórios para a sobrevivência no mercado. Ainda existem, claro, empresas de responsabilidade social “verbal”, ou seja, ” da boca para fora”, mas que não conseguem manter o discurso e acabam perdendo a confiabilidade.





Referências bibliográficas



SILVEIRA, Maria do Carmo Aguiar da Cunha. O que é responsabilidade social empresarial? Fortaleza, fev. 2003 Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2009.



DEZORZI, Marluce. Responsabilidade social empresarial: uma filosofia que autentica a gestão socialmente responsável. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2009.



Laboratório Ghanem: http://www.laboratorioghanem.com.br/



Prêmio MPE Brasil 2008: http://www.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=289&cod=8767547&indice=330



Prêmio MPE Brasil 2009: http://www.comercialgerdau.com.br/noticias/noticias.asp?cd_noticias={B7F2B7EE-42B9-4002-8B17-630A8F5E1B4C}

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