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Histórias de Empreendedorismo

Disciplina: Administração Empreendedora

Semestre: 2010/2



Introdução



De 30 anos para cá, o interesse sobre o tema do empreendedorismo vem crescendo mundo afora. Nosso mundo globalizado atual exige inovação constante para se manter no mercado – atendendo a demandas, parcerias, sustentabilidade. Segundo Fontes Filho e Costa, “Uma pesquisa sobre a inovação no setor industrial brasileiro, publicada em 2005 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), reforça o potencial do empreendedorismo para o crescimento do emprego e o desenvolvimento da economia como um todo”. Ainda, segundo os mesmos autores, as empresas que inovam, apesar de representar a menor parcela do total de indústrias, são responsáveis por quase 26% do faturamento industrial, podendo conseguir em média 30% a mais no preço de venda dos produtos.



A presente atividade tem como objetivos principais a análise de um case real de sucesso de empreendedorismo, avaliando seu diferencial, ciclos e cultura empreendedora, visão estratégica e importância para a economia do país.



Empresa selecionada



A empresa selecionada foi a XP Investimentos, corretora de valores mobiliários que figura entre as maiores do país.



Diferencial de sucesso da empresa



Iniciada em 2002, numa pequena sala alugada e com computadores usados, os sócios detectaram algumas carências no mercado de corretoras de bolsa de valores. A primeira sacada – que hoje é copiada por todos os seus concorrentes – foi introduzir a educação financeira para seus clientes, ensinando como funciona o mercado de capitais, os tipos de operações que existem, tipos de análises, etc. Com isso, foram surgindo pessoas interessadas em aprender e, consequentemente, começaram a abrir conta com a corretora que lhes forneciam conhecimento e confiança.



Após seu elevado índice de crescimento – em oito anos tornou-se a maior corretora independente do Brasil, ou seja, não vinculada a bancos, percebeu-se que o atendimento faz toda a diferença. Com isso, passou a treinar e capacitar todos os seus funcionários a dar foco ao cliente, a perceber e constatar suas necessidades, e, principalmente, a atende-las de maneira diferenciada, pessoal.



Ciclo empreendedor – empreendedorismo e intraempreendedorismo



Ciclo Empreendedor:

1. identificação de oportunidades de negócio:

- primeiro, foi identificado que havia carência de corretoras de bolsa de valores no Brasil, que os procedimentos de abertura de conta eram demorados e cheios de burocracia – criou-se uma corretora simplificada, acessível;

- depois notou-se a falta de conhecimento dos clientes, e como isso atrapalhava na tomada de decisão de investimentos – criou-se a XP Educação, assessoria e treinamento em educação financeira;

- percebeu-se a massificação do atendimento – criou-se o atendimento personalizado;

- percebeu-se a necessidade de oferecer outros produtos, para carteiras de perfil moderado a conservador, de médio a longo prazo – criou-se a XP Gestão de Recursos, com diversos fundos de investimentos;

- sentiu-se a necessidade de fidelizar ainda mais o cliente – criou-se a XP Seguros e o programa de fidelidade cartão XP Mais; e por aí vai...

2. avaliação de oportunidades de negócio:

Para a implementação de todas as soluções citadas no item anterior, todos os funcionários passaram por diversos treinamentos – pessoalmente ou por conferências virtuais. Foram desenvolvidas e firmadas parcerias com diversas empresas e instituições.

3. elaboração do roteiro de implementação – plano de negócio

Houve planejamento de implementação com “passo-a-passo” e cronogramas previamente definidos, integrando todas as filiais e afiliados (mais de 130 no total) juntos no mesmo movimento.

4. gerenciamento da implementação

Com planos de implementação bem desenvolvidos, cronogramas definidos, e treinamentos constantes, cada escritório (filial/afiliado) gerenciava suas ações de acordo com os planos – em contato direto com a gerência da matriz, que acompanhava cada movimento de cada escritório, determinando possíveis correções ou aceitando sugestões cabíveis.



Através do intraempreendedorismo, a implantação de estratégias de inovação transforma concorrentes em parceiros, clientes em fornecedores e vice-versa. A XP costuma firmar parcerias com diversos tipos de empresas – restaurantes, livrarias, universidades, cursos de idiomas, companhias telefônicas, enfim, tudo o que pode beneficiar clientes da corretora, clientes do parceiro, o próprio parceiro e a própria corretora, todos em conjunto. Por exemplo, clientes TIM têm recebido torpedos que valem desconto nos cursos de educação financeira da XP Educação. Da mesma forma, os diversos braços da XP (corretora, educação, seguros, gestão de recursos) estão sempre em sintonia desenvolvendo produtos e promoções em conjunto.



Cultura empreendedora



A cultura empreendedora da XP advém inicialmente de seus sócios, que conseguiram transmitir aos funcionários e escritórios o espírito de empreender, de inovar, de estar em constante transformação. Há uma certa flexibilidade e independência dos escritórios em alguns casos de empreendedorismo, como parcerias locais, promoções diferenciadas e atendimento especializado. Todos os escritórios trocam informações entre si – o que deu certo e o que não deu, como fazer, o que foi feito, para que todos cresçam juntos, na mesma direção, “rumo ao topo”.



Visão estratégica



A visão estratégica da XP consiste na atualização constante, em melhorar sempre, para atender melhor aos clientes externos e internos, parceiros, fornecedores. Em 2009 foi a única corretora de valores a figurar entre as 25 empresas mais inovadoras do Brasil. Há incentivo interno a novas idéias, novas ações, novas atitudes. Há mobilização a nível nacional para novos projetos, novas implantações e busca de novas soluções. Todos participam da visão estratégica de desafiar o estabelecido e reinventar as fronteiras da organização.



Importância da empresa para a economia do país



Como corretora de bolsa de valores – braço principal da XP – a empresa movimenta milhões de reais por dia em negócios com papéis de empresas, commodities agrícolas e financeiras, aberturas de capital, movimentando a economia nacional e rentabilizando a carteira de milhares de brasileiros em seus investimentos pessoais.



Conclusão



O case apresentado mostra como a inovação constante fez uma empresa emergir ao topo do ranking em apenas oito anos de existência. A idéia e a paixão pelo mercado fez tudo acontecer. Acima de tudo, vem o trabalho e o esforço em conjunto, pois não adianta ter idéias e não tirar a caneta do lugar. A corretagem e os cursos da XP estão entre os mais caros do país, mas a assessoria é diferenciada, a educação é consistente, e mantêm-se sempre à frente da concorrência com a inovação em tudo o que fazem.



Referências bibliográficas



EMPREENDEDORISMO EM SETE PASSOS. [S.I.:s.n.].



DAL, Sérgio Sasso. A gestão pelo caminho empreendedor. Disponível em: http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=420 . Acesso em: 26 dez. 2006.



FONTES FILHO, Joaquim Rubens; COSTA, Isabel de Sá Affonso. Empreendedorismo. FGV Online, 2008.



XP Investimentos CCTVM S/A: www.xpi.com.br

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