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Sucesso e Fracasso

Disciplina: Elaboração, Avaliação E Controle De Projetos

Semestre: 2010/2



Introdução



O sucesso ou o fracasso de um projeto dependem, de uma maneira geral, dos mesmos fatores. O que determina se cada fator levará ao sucesso ou ao fracasso, é justamente a elaboração do projeto e a capacidade de gerenciamento do gerente de projetos. Alem disso, pode-se citar de maneira resumida, outros aspectos como: comunicação (interna e externa), clareza e objetividade das informações e definições, cronograma com tempo adequado, alinhamento com os objetivos do cliente, e por aí vai.



De acordo com cada projeto, as metodologias preexistentes tendem a ser trabalhadas e acabam incorrendo determinadas alterações. Isso se dá pelo propósito específico de cada projeto, detalhamentos e escopos diferentes, mas também pelo amadurecimento e grau de formação do gestor como profissional da área de gerenciamento de projetos.



Fatores responsáveis pelo sucesso de um projeto



Dentre os principais fatores responsáveis pelo sucesso de um projeto, é a adequação dos pontos a seguir com os aspectos supracitados.



De acordo com Paulo Ferrucio, no fator Missão do Projeto – Definição clara dos objetivos e direções gerais, é preciso também levar em consideração as pessoas que serão afetadas pelo projetos, como gerentes, usuários e fornecedores de informações, bem como equipe técnica e eventuais parceiros. Segundo o autor,” É importante que todos os envolvidos entendam exatamente o que está para ser iniciado e estejam em condições de influir na fase de planejamento e evitar retrabalhos que levam a atrasos, custos não planejados e, eventualmente, abandono do projeto por tornar inviável a sua continuação. Nessa fase do planejamento também se define o critério de aceitação, o cronograma e os recursos necessários.”



Paulo Ferrucio também cita como fatores críticos de sucessos:

• Apoio da Alta Gerência – A disposição da alta gerência para fornecer os recursos e autoridade / poder necessários ao sucesso do projeto.

• Plano e Cronograma do Projeto – Especificação detalhada dos passos e ações para a implantação do projeto.

• Envolvimento do Cliente – Comunicação, envolvimento e participação de todas as partes impactadas.

• Pessoal – Recrutamento, seleção e treinamento do pessoal necessário para compor a equipe.

• Tarefas Técnicas – Disponibilidade da tecnologia e conhecimentos necessários para completar tarefas técnicas específicas.

• Aceite do Cliente – O ato de “vender” o projeto final para o seu usuário final.

• Acompanhamento e Feedback – Fornecimento periódico de informações completas de controle em cada estágio do processo de implantação.

• Comunicação – A disponibilidade da estrutura e dados necessários a todos os principais envolvidos na implantação do projeto.

• Solução de Problemas – Habilidade de lidar com crises inesperadas e com desvios do plano.



Apesar de terem sido colocadas pelo autor em ordem de importância ou relevância, todos os fatores apresentam ligações entre si, tornando-se interdependentes – o que pode levar ao sucesso mas também ao fracasso, do todo.



Fatores responsáveis pelo fracasso de um projeto



De acordo com o site da Australian Institute of Project Management, determinados tipos de empresas conduzem a maior parte de suas atividades como projetos, e isso vem emergindo como uma tendência forte. Entretanto, algumas organizações ainda não conseguem entender como se estruturar para efetivamente criar uma estratégia avançada de projetos. Infelizmente, muitas empresas ainda agem de forma severa e autoritária, o que acaba impedindo a sinergia entre os parceiros de negócios, unidades de trabalho, enfim, entre todos os envolvidos com o projetos e a companhia. As empresas devem se estruturar para criar integração, sinergia, entre estratégia, projeto e produtos; focar na equipe de trabalho e nos resultados orientados.



E o mesmo acontece no Brasil. Como descrito por Paulo Ferrucio, “O gerente do projeto, (...), precisa ser reconhecido como o condutor das ações que levarão aos resultados esperados. Então ele precisa ter autoridade para tomar decisões que envolvem a contratação de pessoas, produtos e serviços, gerenciar mudanças, conflitos, custos, riscos, qualidade, tempo e relacionamento com o Cliente”. Por mais inovadora que seja uma empresa, suas idéias, visão e valores, ainda carregamos uma genética muito forte que “engessa” determinadas tentativas de melhorias de processos e gerenciamento de projetos – muitas vezes por que até mesmo a alta gerência não tem o conhecimento necessário para apoiar projetos, por exemplo, ou para criar equipes estruturadas e focadas no resultado orientado pelo projeto. Certa vez trabalhei em uma das 25 empresas mais inovadoras (segundo a IstoÉDinheiro de 2009), onde não havia este tipo de orientação com base na estruturação e orientação por projetos e processos. Inclusive busquei iniciar e trabalhar com alguns projetos de menores proporções em uma filial, mas não obtive o êxito que gostaria justamente por falta de apoio. A cultura de uma empresa é muito difícil de se alterar no curto prazo, mas tenho certeza de que deixei bons frutos plantados para colheitas futuras.



Conclusão



Na busca pelo sucesso de um projeto, não há apenas um ou dois fatores responsáveis. Um projeto é um conjunto de fatores, etapas, processos, atividades, pessoas, todos interconectados pelo fio da comunicação que deve acompanhar todo o processo, bem como deve encontrar todas as pessoas envolvidas – da alta gerência aos executores, buscando sempre caminhar junto do objetivo do cliente/consumidor final. Dessa forma, conforme colocado no início, não há um principal fator de sucesso (ou de fracasso), mas existe o gerente de projetos que pode buscar trabalhar da melhor maneira possível com as ferramentas adequadas.



Referências bibliográficas



FERRUCIO, Paulo. Fatores críticos de sucesso em GP. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2010.



Michel Thiry Thought Leaders seminar. Wednesday 27 February (2008). Disponível em: http://www.aipm.com.au/html/0802-krc-thought-leaders-thiry.cfm Acesso em: 01 nov. 2010.

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