Imperdível! Livraria da Folha


Por que o real cai mais que outras moedas em relação ao dólar?


Medidas para desvalorizar cotação no passado combinadas com um movimento global de medo no mercado pesam duas vezes sobre a moeda brasileira


Em 23/05/2012, Extraído de:




Segundo outros analistas, inclusive de outros países, as novas medidas econômicas anunciadas essa semana não atendem às expectativas dos investidores estrangeiros, que acreditam que o governo brasileiro está tomando muitas atitudes imediatistas e se metendo demais na economia e que não está pensando no futuro (com investimentos em educação e infra-estrutura). E que logo, logo a farra com as commodities vai acabar...


Seguem alguns trechos da matéria:


"(...) as medidas que já vinham sendo tomadas para valorizar o dólar, somada com o aumento nas preocupações com a crise que causa uma fuga do investidor estrangeiro em direção ao dólar, levou a cotação do real mais para baixo do que outras moedas."

"(...) o real estava sobrevalorizado, por isso que numa comparação simples, a queda é maior que a de outras empresas. O importante é entender o porquê desta sobrevalorização.
(...) havia uma visão muito superior sobre a qualidade do Brasil e a ideia de que o país continuaria atraindo capital estrangeiro. A crise, porém, causa uma retenção da liquidez por parte dos investidores estrangeiros. “Esse investidor acaba preferindo segurança ao invés de rentabilidade e o Brasil sempre teve a rentabilidade como maior atrativo”, afirma. Conclusão: medidas para frear o real mais os fatores ‘naturais’ que vieram agora refletem em dobro sobre a moeda."

"(...) a revista The Economist nessa semana. A publicação, que já estampou em sua capa o Cristo Redentor como um foguete para representar o Brasil decolando, está mais cética sobre as condições do país.
A revista critica algumas medidas recentes do governo, diz que a presidente Dilma pode estar se acostumando com um crescimento de 4% da economia, e que isso machucará o Brasil. “Investidores vão começar a procurar mercados na América Latina – como Peru, Colômbia ou, quem sabe, o México”."


Nenhum comentário:

Postar um comentário