Imperdível! Livraria da Folha


Aplicação do RFID na Logística

Administração de Operações e Logística e Administração de Sistemas de Informação

Semestre: 2010/1



 
A presente atividade tem por objetivo apresentar a tecnologia de identificação por radiofreqüência, suas aplicações principais, e seu comparativo ao código de barras, com base em seus prós e contras.



O RFID é a integração perfeita entre a tecnologia da informação e a logística. Seu sistema, basicamente, interage todas as informações do produto da sua montagem à casa do consumidor, desde itens que o compõem, temperaturas que suportam, fabricante, modelo, especificações, localização, se já passou por testes, entre outros. Serve para identificação e localização dos produtos como principais utilizações, além de verificação dos componentes, falhas, entre outros detalhes de conservação, estocagem e procedência dos produtos, reabastecimento de produtos nas prateleiras, ordens de fabricação de novas peças, fornecendo ganhos na eficiência e eficácia na cadeia de suprimentos.



Futuramente, a expectativa é de que esta tecnologia faça parte do nosso cotidiano, as “etiquetas inteligentes”, facilitando atividades dos consumidores – pela redução do tempo da chegada do produto à prateleira, do processo de compra, das características do produto e suas adequações às necessidades específicas de cada cliente (como no caso da Dell e da Zara); e facilitando para os vendedores, ao detectar a retirada de um produto da prateleira para repô-lo, e das indústrias, para que providenciem breve fabricação de novo produto para suprir o recém-vendido. Ou seja, a tecnologia do RFID também influencia na cadeia de produção, de logística, de transporte, de vendas, etc.





Funcionalidade do sistema



O Radio Frequency Identification (Identificação por Radiofrequencia), RFID, é uma tecnologia sem fio destinada a coleta, identificação e captura de dados. É composto por um transceptor que transmite uma onda de radiofreqüência por meio de uma antena, para um transponder. Esse transponder, também conhecido como TAG, absorve a onda de radiofreqüência e responde com outra informação (dado). Ao transceptor é conectado um sistema computacional que gerencia as trocas de informações do sistema RFID.



Atualmente, pelo custo embutido, esse tipo de tecnologia é utilizado em grandes caixas com vários componentes, containeres, e carregam consigo todas as informações sobre os produtos que contêm, como no caso da rede Wall-Mart, referência mundial nos quesitos tecnologia da informação e operações e logística.





Comparativo entre RFID e código de barras – vantagens e desvantagens



Entre as vantagens do RFID, pode-se citar a capacidade de maior armazenamento de informações, facilidade de leitura e de troca de informações pelas ondas de rádio que emite, controle de peças, estoque e transporte, de maneira geral. Entre suas desvantagens, coloca-se inicialmente seu custo – mais elevado em relação ao código de barras, visto que utiliza maior tecnologia, sistemas de informações com maior base e acúmulo de dados, freqüência de rádio, bem como demanda mão de obra mais especializada.



Já o código de barras se limita ao número de informações que carrega e à tecnologia utilizada, além da maior facilidade de danificação – entre os aspectos desvantajosos. Como vantagem, apresenta facilidade de inserção e custos baixos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário