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Análise de fatores ambientais que influenciam o marketing e o comportamento do consumidor

Disciplina: Comportamento do Consumidor

Semestre: 2009/2



Introdução



Atualmente, muitos são os fatores que influenciam o comportamento do consumidor – como ambientais, econômicos, sociais, culturais e políticos – e, para permanecer em um mercado competitivo como o que vivemos nos dias de hoje, as empresas devem atentar, constantemente, para esses fatores, sabendo explorá-los e levá-los como soluções aos seus clientes e prospects.



Atitudes imprescindíveis para a manutenção da competitividade das empresas no mercado atual



Na recente crise financeira que atingiu (ou partiu de) os Estados Unidos, a montadora GM recebeu ajuda do governo desse país e está mudando sua postura em relação ao desenvolvimento de novos automóveis. A preocupação maior desse país agora é a fabricação de carros menores, o que significa carros mais econômicos e menos poluentes. E a novidade é que essa tecnologia será exportada pela filial do Brasil, onde carros de pequeno porte lideram o número de vendas. Esse tipo de preocupação com a economia e a responsabilidade ambiental na fabricação de veículos automotores é reflexo de fatores econômicos, sociais e ambientais que têm mudado o comportamento dos consumidores. Além de carros compactos, outra preocupação da montadora é o desenvolvimento de novas tecnologias combustíveis – como o desenvolvimento do carro movido a energia elétrica que deve ter seu primeiro modelo lançado em 2010.



A influência do comportamento do consumidor no rumo das empresas



A preocupação com o meio ambiente e novas fontes de energia renováveis ou não-poluentes não tem sido vista apenas entre as montadoras de veículos. A Samsung, empresa de aparelhos eletrônicos, desenvolveu um modelo de aparelhe de telefonia móvel com painel solar e fabricado em plástico reciclado. Além disso, o aparelho estimula a preservação do meio ambiente – conta os passos de seu usuário e calcula quantas árvores foram economizadas ao trocar o transporte motorizado pela caminhada. Outros benefícios do produto são o carregador ecológico, sendo quase sete vezes mais econômico que os carregadores comuns, e a embalagem pequena, leve e de papel reciclado. No caso desse aparelho celular, o Blue Earth, nota-se perfeitamente como as preocupações ecológicas do consumidor têm tido força na elaboração e desenvolvimento de novos produtos, como novas tecnologias.



Conclusão



Nos casos apresentados, o fator ambiental foi predominante e, como descrito nos dois exemplos, ajudam a impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias e novos produtos ecologicamente corretos e que, de “brinde”, acabam sendo também mais econômicos. Além disso, constata-se a preocupação das empresas em atender a essas novas necessidades de seus consumidores e prospects – que muitas vezes podem acabar trocando de fornecedor em virtude de ações politicamente corretas ou incorretas de determinadas marcas. É uma nova percepção do consumidor e uma nova percepção das empresas igualmente.



Referência bibliográfica



OLMOS, Marli. Brasil ajudará a GM nos EUA a produzir carro pequeno. Valor Econômico, São Paulo, 01 abr. 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2009.



SAMSUNG apresenta celular movido a energia solar. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2009.

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