Imperdível! Livraria da Folha


Análise Estratégica de Mercado

Disciplina: Estratégias de Marketing

Semestre: 2009/2



Introdução



Uma análise de mercado de uma empresa ajuda a definir quais caminhos essa empresa deve seguir, a partir de dados colhidos em seu macro e micro ambiente, além da sondagem da concorrência e observação dos fatores críticos de sucesso.



Neste estudo, será feita uma análise de mercado da empresa DPX (fictícia, por ora), escritório de agentes autônomos de investimentos que trabalha, inicialmente, pelo sistema de Independent Brokers – utiliza a bandeira e a plataforma de uma ou mais corretoras de bolsa de valores; nesse caso, será utilizada apenas a bandeira XP Investimentos, por ser mais completa, apresentar ferramentas cada vez mais inovadoras e melhor proposta de investimentos iniciais e de participação nos lucros.



A DPX irá atuar em uma cidade de porte pequeno, entre 50 e 150 mil habitantes. Essa cidade tem como principal atividade a indústria têxtil, e sua colonização foi feita por alemães, belgas e italianos, basicamente.



A XP Investimentos tem por característica principal o foco nos clientes, tratando cada um de forma individualizada, de acordo com o estilo e perfil do investidor. Essa característica é trabalhada diariamente entre os funcionários, que absorvem toda a cultura organizacional e transpassam aos clientes de forma natural. Utilizam-se sistemas de informação de marketing e de tecnologia da informação, para acompanhar o desenvolvimento de clientes e dos concorrentes também.



Economia



Praticamente saído da crise financeira mundial, o Brasil ganhou mais um grau de investimento internacional – o que significa que o país é considerado seguro para investimentos de investidores internacionais (seja pessoa física ou jurídica). Nossa estabilidade financeira atual, aliada à valorização da nossa moeda são fatores que estimulam muito a entrada de capital estrangeiro em nosso país. Com isso, nosso mercado se torna interessante também a investidores nacionais, que passam a enxergar investimentos em bolsa de valores com outros olhos – há sempre o risco, por ser investimento em renda variável, entretanto, há a segurança da estabilidade da nossa economia e a alta rentabilidade dos investimentos em mercado de capitais.



Sob essa ótica, a bolsa de valores no Brasil é um mercado de investimentos em franca expansão, conquistando cada vez mais clientes nacionais pessoa física, popularizando esse tipo de aplicações, visto que a maior parte do capital investido em nossa bolsa de valores é, ainda, estrangeiro.



A cidade de implantação da DPX, um dos principais pólos têxteis do Estado de Santa Catarina, tem uma economia bastante ativa, com grandes empresas instauradas, outras em expansão, e é uma cidade que vem crescendo muito rápido – tanto demograficamente quanto economicamente.



Sociedade



Conforme citado nos textos utilizados, a capacidade econômica da população tem se elevado. E a busca por novidades, tecnologia, conforto e segurança também. É nesse ponto que a XP Investimentos também entra, popularizando a bolsa de valores através de conhecimento – a XP oferece palestras gratuitas e cursos de curta duração sobre educação financeira e bolsa de valores em seus escritórios, faculdades, empresas, associações, sindicatos, entre outros, a fim de disseminar conhecimento, tirar dúvidas, aguçar a curiosidade sobre o tema e, finalmente, conquistar novos investidores para iniciar no mercado de capitais.



Apesar da colonização européia e toda a sua tradição no trabalho, há muito interesse da população dessa cidade em mercado de capitais – visto que a XP Blumenau tem muitos clientes dessa região.



Política



A política influencia diretamente na economia do país, e isso reflete, também direta

Mente na bolsa de valores. Como visto acima, grande parte do capital investido hoje é de investidores de outros países – sejam bancos, empresas ou grandes investidores particulares. Nossa taxa de juros básica, agora taxas para entrada/saída de capital estrangeiro, todas as decisões políticas e econômicas andam juntas e refletem no desempenho da Bolsa. Esse novo método de cobrança de taxa pode ser bom para proteção do dinheiro investido no nosso país (em caso de nova crise, investidores pensariam duas vezes antes de tirar o dinheiro daqui); entretanto, pode se tornar uma barreira que impeça a entrada e agilize a saída de capital estrangeiro no país.



Clientes



Hoje em dia, não existe mais um perfil único de investidores em bolsa de valores. Estamos entrando na era da popularização do mercado. Hoje, tem-se pouco mais de 500.000 investidores, e o potencial é de muito mais. Levar a educação financeira a diferentes setores, níveis e regiões do país, contribui positivamente para a aceleração do crescimento e expansão do investimento em empresas de capital aberto. A XP Educação, braço da XP que organiza e executa tais eventos, é responsável pela captação de mais de 55% dos clientes da corretora. Nesse universo de clientes, de forma generalizada, convidamos nossos suspects a participarem de eventos (palestras) gratuitos, nossos prospects a participarem de cursos de curta duração (pagos), e os prospects qualificados a reuniões ou aulas práticas dentro da corretora.



Concorrentes



A XP é hoje a maior corretora independente da bolsa de valores do Brasil (desvinculada a bancos ou outros tipos de instituições financeiras), mas compete diretamente com as corretoras dependentes (de bancos) e estrangeiras que atuam no país. No segmento Educação Financeira, a XP foi pioneira, “desbravando mares antes nunca navegados”, como disse a reportagem da revista Exame, e agora outras corretoras têm seguido o mesmo caminho. A XP foi citada este ano como a única corretora independente entre as 25 empresas mais inovadoras do Brasil. Isso é muito bom, mas a concorrência acaba aderindo ao método educacional de capacitação e prospecção de novos clientes, e nisso deve-se estar sempre em busca de inovações sem perder a qualidade no atendimento.



Na cidade onde a DPX irá atura, já existem alguns agentes autônomos de investimentos. Entretanto, são em número reduzido e não dispõem de estrutura física adequada ou fazem uso da educação financeira para captação e capacitação de clientes.



Conclusão



Visto a cultura da XP Investimentos, o crescimento da bolsa de valores no Brasil e seu potencial, a estabilidade econômica do país, a educação financeira, os concorrentes e o interesse dos suspects em mercado de capitais, a cidade de Brusque – um dos maiores pólos têxteis do estado – torna-se bastante atrativa para a implantação de um escritório de agente autônomo de investimentos e, futuramente, transformação em filial.



Referências bibliográficas



Fábrica de Investidores. Revista Exame, edição 945. Data: 17 de junho de 2009.



BORSATO, Cíntia; DUAILIBI, Julia. Ela empurra o crescimento. VEJA. São Paulo, n.2054, abr. 2008.

BETTI, Renata; PEREIRA, Camila. Tempo e dinheiro para comprar. VEJA. São Paulo, n.2071, jul. 2008.

TODESCHINI, Marcos. Eles querem voar alto. VEJA. São Paulo, n.2071, jul. 2008.



MAUTONE, Silvana. No supermercado, na favela, no bar.... Exame. São Paulo, jan. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário