Imperdível! Livraria da Folha


Importância da Contabilidade

Disciplina: Contabilidade Geral

Semestre: 2009/1



Introdução



A Contabilidade foi criada com a evolução dos homens. Agora, com a criação de novas tecnologias – diariamente – a Contabilidade evolui também. Pode ser pessoal, ajudando em questões como planejamento e organização financeira pessoal, investimentos e aquisição de bens, bem como pagamento de dívidas e de tributos. Também pode ser empresarial, norteando a saúde econômica da empresa, alocação de recursos, pagamentos de impostos e dívidas, compra de materiais, contratação de serviços, mensuração de lucros e dividendos, entre diversas outras situações de igual importância dentro da rotina de uma organização.



Para que funcione e que direcione as atividades contábeis, dois pressupostos básicos foram estabelecidos: o Regime de Competência – indispensável para a mensuração de patrimônio e resultado – e a Continuidade – relacionada à vida ativa da entidade.



Como seria o mundo sem a Contabilidade



O mundo sem Contabilidade seria uma bagunça! Quais seriam os critérios e os tipos de mensuração de preços, de patrimônios, de lucros e de perdas? Como seriam os recolhimentos de tributos, cobranças de taxas e afins? Como seria feita a distribuição de renda, planejamento financeiro, alocação de recursos? Sem matemática, sem conta, sem critérios e sem contabilidade, provavelmente viveríamos às margens do escambo, uma troca sem valores estipulados, onde a concorrência pode se tornar desleal – não existiriam parâmetros ou linhas para mensuração do valor de troca. Não existiriam impostos – o que, a princípio, pode parecer bom, mas como seriam recolhidas as taxas para o governo, e como o governo dividiria as aplicações para benefício da sociedade? Não haveria moeda, não haveria bancos, não haveria diversos empregos. Não haveria tomada de decisões com base em um banco de dados. Não haveria administração.



Importância da Contabilidade para o desenvolvimento da humanidade



A história da contabilidade se confunde com a história do homem. Desde que saiu da caverna à procura de comida e vestes, o homem já despertava para um cálculo de patrimônio, mesmo que de maneira singular. Além disso, a partir da estruturação de comércio na antiguidade, foi necessário iniciar uma base de cálculo, contabilizar lucros, prejuízos, estoque de produtos, margem de lucro, margem de perda, o que fazer com o lucro advindo dos negócios... Enfim, uma estrutura teve de ser formulada, e com a evolução do homem e de seus pensamentos, seus cálculos e diretrizes também foram se tornando mais complexos. Os próprios registros contábeis de séculos atrás serviram para ajudar a contar nossa história pelo mundo.



Importância da tecnologia para a evolução da Contabilidade



Antes de informatizada e eletrônica, a Contabilidade era mecânica. Antes de ser mecânica era manual. Com o decorrer dos tempos, as ferramentas de contabilização, lançamento de notas, elaboração de relatórios e demais atividades do campo da Contabilidade eram demoradas, visto que o lançamento de informações e gerenciamento das mesmas eram feitos individualmente – e hoje são simultaneamente.



Além do tempo hábil de retorno de uma informação, as novas ferramentas podem ainda conferir, por exemplo, a integralidade dela, e acusar um erro ou uma lacuna em aberto. Outro ponto a favor é a melhoria da qualidade dos serviços, além da constante capacitação dos profissionais e da facilidade de acesso às informações. Projeções, tendências e perspectivas de crescimento de uma empresa também ficam mais fáceis de se analisar e de se planejar.



Conclusão



Com o surgimento de novas ferramentas no campo da contabilidade, o trabalho se tornou menos árduo no gerenciamento de informações – mas não menos importante. Ao contrário, cada vez mais a presença de um profissional da área é vantajoso para as empresas, sociedade e pessoas físicas.



Referências bibliográficas



DIÓGENES, Antonia Danyelle Batista. A importância da Informática na Contabilidade.



LIMA, Barbara B. Mathias; SANTOS, Regiane Nascimento; BARBOSA, Jovana Rufino. Contabilidade: um estudo histórico sobre a evolução desta Ciência. Artigo publicado no site www.classecontabil.com.br.



Apostila de Contabilidade Geral deste curso na Fundação Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário