Imperdível! Livraria da Folha


A Importância do Controle Interno para a Gestão de Empresas

Disciplina: Administração Financeira de Curto Prazo

Semestre: 2009/1



Introdução



O Controle Interno pode ser compreendido, de maneira generelizada, como uma ferramenta capaz de auxiliar administradores a observar e dirigir suas empresas com base em análises específicas, aplicação de compliance em elevados padrões e, principalmente, de auxiliar no alcance de metas.



Semelhanças entre os conceitos de controle interno



Entre as inúmeras definições de Controle Interno, encontram-se muitas semelhanças. Entre essas definições, podemos citar, como principais, a definição do Committee of Sponsoring Organizations – COSO – que preza pela confiabilidade de informações financeiras, obediência a leis e regulamentos e eficácia e eficiência de operações em relação à consecução de objetivos. Além deste, pode-se citar a definição apresentada pelo AICPA – que faz parte do COSO – como sendo, o Controle Interno, “(...) o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas adotados pela empresa, salvaguardar seu patrimônio, (...) e encorajar a obediência às diretrizes traçadas pela administração da companhia.”



Para FRANCO e MARRA, o Controle Interno, de forma sucinta, prevê todos os instrumentos destinados à verificação administrativa que auxiliem no comando da organização e que reflitam em seu patrimônio. O conceito definido por Marcelo Almeida afirma que “O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.” De maneira mais direta, o Instituto de Auditores Internos, AUDIBRA, em seu ‘Normas brasileiras para o exercício da auditoria interna’ diz que “Controles Internos devem ser entendidos como qualquer ação tomada pela administração (...) para aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos.”



Justificativa da escolha



Entre os conceitos apresentados, notam-se semelhanças no que tange à confiabilidade de informações recolhidas nos setores, ao uso correto dessas informações, juntamente com objetivos definidos, à administração da empresa em relação ao seu patrimônio. Pode-se dizer que o Controle Interno é uma excelente ferramenta administrativa que alia informações a diretrizes, referências contábeis à prospecção de resultados.



Relevância do conceito de controle interno



O controle interno pode ser utilizado em diversas situações: de empresas novas a antigas, de pequenas a de capital aberto, no Brasil ou no mundo.

Para as empresas em geral, o Sistema de Controles Internos, segundo a Federação Internacional de Contadores – IFAC – significa todas as políticas e procedimentos adotados pela administração para ajudá-la a conduzir seus negócios incluindo o cumprimento de políticas administrativas, a salvaguarda de ativos, a prevenção e detecção de fraude ou erro, a precisão e integridade dos registros contábeis e a preparação oportuna de informações financeiras confiáveis.



Para novas empresas, segundo o SEBRAE, uma das maiores causas do elevado índice de descontinuidade de empresas recém-abertas é a falta de informação, de preparo e de planejamento. O controle interno, nesse caso, entra na produção de informações que deveriam ser levadas como base para tomadas de decisão, verificação de possíveis erros ou para serem definidas diretrizes realistas e metas alcançáveis.



Nos Estados Unidos, o controle interno é referência no que diz respeito a informações sobre empresas de capital aberto, pois essas influenciam na vida de milhares – se não milhões – de pessoas, funcionários a acionistas, governo e empresários, entre outros. Além disso, toma-se o controle interno como aliado no combate a fraudes, uma vez que o controle interno prevê obediência a regras, leis e diretrizes, e de maneira estreita em relação às informações contábeis obtidas.



Conclusão



Como visto anteriormente, o principal objetivo do Controle Interno é o fornecimento de dados fiéis para auxiliar na administração de uma empresa. Além disso, o controle interno é responsável pela verificação da obediência da empresa a determinadas regras e políticas, incluindo códigos de ética; bem como a prevenção a fraudes. Segundo OLIVEIRA, PEREZ JR. e SILVA, o controle interno também é responsável por registrar adequadamente as operações da empresa, de maneira a utilizar-se os recursos da empresa eficientemente; proteger os ativos da entidade; ferramenta para a localização de erros e desperdícios.



Referências bibliográficas



PEREIRA, ANTONIO NUNES. A Importância do Controle Interno para a Gestão das Empresas. Universidade Federal Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário