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Terceirização ou Desenvolvimento Próprio?


Disciplina: Administração em Sistemas de Informação

Semestre: 2010/1



Introdução



O presente trabalho tem por objetivo a análise da organização Rede Furada S.A., com foco no sistema de informação da empresa. Atualmente, a empresa utiliza um sistema de informação desenvolvida e acompanhada por empresa terceirizada – confiando tais responsabilidades a outra companhia, e focando em seu bussines core (transportes).



A terceirização da área de TI, por sua vez, apresenta benefícios e malefícios, que devem ser muito bem verificados discutidos quando da sua implementação nas empresas.



Terceirização do sistema



Segundo Ferreira, “Existem dois tipos de terceirização em TI utilizados atualmente: 1) bodyshop, onde mão-de-obra é gerenciada pelo contratante e os serviços são pagos com base nas horas trabalhadas; e, 2) por projeto, com escopo, prazos e custos previamente definidos, sendo que o custo é normalmente pago de acordo com um cronograma de desembolso atrelado às entregas de produtos”.



A terceirização utilizada pela Rede Furada S.A. é responsável pela logística de entrega e distribuição, além do monitoramento em cada segundo, da coleta do produto à sua entrega final. Como essa empresa terceirizada mantém e opera o sistema, a Rede Furada utiliza o chamado bodyshop, pois atende melhor às suas necessidades de monitoramento e acompanhamento, dentro de um contrato mais flexível.



Validade ou não do sistema



Ferreira afirma que “Com pontos positivos e negativos, a terceirização é uma realidade nas empresas brasileiras. (...) Antes de optar pela terceirização dos serviços de Tecnologia da Informação, é fundamental que a empresa, seja pública ou privada, se preocupe com alguns requisitos fundamentais, tais como, a existência de um Planejamento Estratégico da Informação ou PDI, a adoção de uma política de informação, a definição de padrões a serem adotados na empresa e a confiança na contratada, baseada na análise de dados concretos. (...) É fundamental que a empresa contratante saiba exatamente o que quer em termos de Tecnologia da Informação antes de contratar os serviços de terceiros.”



Com a terceirização, como será visto no item a seguir, os sistemas e as tecnologias tendem a ser mais novas e mais avançadas, em atualização constante, e a custos menores, favorecendo a decisão da contratação de uma empresa especializada para cuidar do departamento de TI dentro da companhia, o que pode ser vantajoso a uma empresa de transportes do porte da Rede Furada S.A.



Benefícios ou malefícios trazidos para a organização



Entre os principais benefícios da terceirização, conforme Xavier e Rodrigues Filho, estão: a criação de novas empresas e mais arrecadações fiscais; o enxugamento de grandes organizações ineficientes, principalmente públicas; a geração de emprego e distribuição de renda; a transferência de tecnologia interfirma, aumentando a eficiência global; a agilidade no processo decisório, devido à simplificação da estrutura organizacional; o aumento nos lucros, devido ao aumento de eficiência (redução de custos); o estabelecimento de parcerias e diminuição da burocracia; a flexibilidade econômica e adaptabilidade a mudanças, devido à redução de custos fixos; a focalização com ganho de especialização e de eficácia, concentrando-se naquilo que a empresa faz de melhor (core-competence); melhoria da administração do tempo da empresa; o corte no excesso de pessoal e na ociosidade sob baixa demanda; a diminuição de reclamações trabalhistas; o ganho e reaproveitamento do espaço físico ou em disponibilidade; a pulverização da ação sindical ao reduzir sua base de representação e seu poder político e econômico; a racionalização das compras e redução nos estoques com diminuição dos desperdícios; a transformação do custo fixo em variável, com manutenção do faturamento e diminuição do imobilizado; a objetividade e definição das prioridades em TI; a elevação do nível de serviços em TI, com aumento de satisfação do usuário/cliente; a facilidade de implantar outros sistemas sem prévio desenvolvimento; a flexibilização técnica e adaptabilidade a mudanças; a objetividade de análise custo x benefício em novos projetos de TI; maior possibilidade de controle sobre especificações técnicas, prazo, preço, qualidade, volume da produção, etc. devido à visibilidade contratual e financeira; a previsibilidade de gastos (custo x investimento) em TI, com ou sem diminuição; a transferência da responsabilidade pela operação dos sistemas.



Ainda, segundo Xavier e Rodrigues Filho, os principais malefícios que devem ser observados em relação à terceirização em TI, são:

“? Gerenciamento Vulnerável: A causa da má qualidade dos serviços e de altos custos pode ser um problema de gerenciamento inadequado.

? Funcionários Inexperientes: Uma das vantagens da terceirização é a de que as empresas contratadas têm empregados mais experientes, no entanto, as contratadas podem ter empregados inadequados às atividades que devem exercer.

? Incerteza Empresarial: A incerteza dos negócios futuros pode comprometer a empresa se os contratos de terceirização não forem flexíveis.

? Desatualização Tecnológica: Os prestadores de serviços podem não se atualizar continuamente, ou já iniciar suas atividades com defasagem tecnológica.

? Incerteza Endêmica: A incerteza é uma constante no desenvolvimento da TI, uma vez que os usuários não conhecem bem ou não sabem expressar suas necessidades, as novas tecnologias apresentam riscos, as necessidades são mutáveis, etc.

? Custos Ocultos: Os custos de implementação de um projeto de terceirização, tais como: deslocamentos de profissionais, estadias e gerenciamento do projeto, devem ser previstos para não se correr o risco de inviabilizá-lo.

? Falta de Vivência Organizacional: É necessário conhecimento e vivência dentro da organização para identificar a necessidade de buscar uma nova tecnologia no mercado. ? Perda de Capacidade Inovadora: A transferência para terceiros da responsabilidade pela TI pode levar à perda de capacidade de inovação e modernização dos processos.

? Indivisibilidade Tecnológica: O grau de interdependência na área da TI pode acarretar complicações, se só forem terceirizadas algumas áreas de TI.

? Foco Confuso: A terceirização só garante o funcionamento da TI, em termos de operação, desenvolvimento, serviços e treinamento de informática, mas não é comprometida com desafios inerentes à estratégia da empresa.”



Conclusão



A terceirização apresenta suas vantagens e desvantagens, bem como buscar soluções em tecnologia da informação desenvolvendo um setor interno na companhia. O que deve ser levado em consideração é a estrutura da empresa, seu tamanho, seu foco, seus objetivos. No caso da Rede Furada S.A., a terceirização do departamento de TI é indicada, visto que é uma empresa de transportes de porte menor, mas que preza pelo solucionamento imediato das necessidades do cliente, devendo focar-se nisso, com tecnologia de informação e comunicação de ponta, desenvolvendo sistemas e fornecendo monitoramento em tempo real, conquistando assim a confiança e segurança de seus clientes. Caso a companhia tenha por objetivos um grande crescimento, com maior abrangência de mercado e participação no mesmo, pode ser estudada a implantação de um departamento interno para atender a uma crescente demanda e maior absorção de mercado. Sempre, claro, sem perder o foco do negócio principal.



Referências bibliográficas



XAVIER, Raquel Oliveira e RODRIGUES FILHO, José. A terceirização e o desenvolvimento de sistemas de informação numa empresa recém privatizada.



FERREIRA, Roni Rodrigues. Minimizando riscos na terceirização. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2009.

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