Imperdível! Livraria da Folha


Tecnologia em ERP


Disciplina: Administração em Sistemas de Informação

Semestre: 2010/1



Introdução



A presente atividade tem por objetivo central a discussão acerca da utilização da tecnologia em ERP, Enterprise Resource Planning, nas organizações. Serão analisadas suas características, as etapas do seu projeto, vantagens e dificuldades.



De maneira geral, o ERP se apresenta como uma plataforma de software desenvolvida para integrar setores diversos de uma empresa, bem como integrar informações de clientes e fornecedores, a partir de uma mesma base de dados que interage com todos os aplicativos do sistema.



Características da ERP nas corporações



Nas corporações, o ERP é utilizado, como exposto anteriormente, para armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais, integrando diversos setores como: fabricação, logística, finanças, recursos humanos, vendas, etc. Oferece maior confiabilidade de dados – por estar em atualização constante de status de cada etapa – e de monitoramento em tempo real. Torna-se uma ferramenta essencial à tomada de decisões dos gestores e gerentes de departamentos.



Entre os principais objetivos de sua utilização, pode-se citar maior competitividade, produtividade, qualidade, melhoria dos serviços prestados aos clientes, minimização de custos e estoques, melhoria do planejamento e da alocação de recursos.



Etapas de um projeto ERP



Um projeto de ERP é composto por 6 fases. São elas:

1. Raio X – Análise dos processos e das práticas de negócio; observa a companhia profundamente, definindo a necessidade de uma solução ERP.

2. Desenvolvimento – Escolha e configuração de uma aplicação para a cia; defini-se o modelo de funcionamento da solução e outros aspectos do ambiente.

3. Teste – O ERP é colocado em ambiente de testes, de forma a identificar erros e falhas.

4. Treinamento – Todos os profissionais passam pelo treinamento de utilização do sistema, antes da conclusão de sua implementação.

5. Implementação – Instalação do software de ERP na organização, tornando-se funcional aos usuários.

6. Avaliação – A solução ERP é avaliada, observando necessidades de melhoras e falhas na funcionalidade; utiliza-se também para referências futuras.



Pontos fortes e vantagens



Os pontos fortes do ERP abrangem: a integração entre os módulos, pela padronização das operações e navegação, facilitando a familiarização dos usuários com todos os módulos utilizados; o acesso por menus, que são customizados e utilizados com senhas, de forma a permitir visualização e acesso às operações e informações que atendam às necessidades específicas de cada usuário; a independência de plataforma, pois os ERPs são desenhados/projetados para serem independentes de plataforma, com interface customizável e arquitetura cliente/servidor; e o acesso remoto, a partir de conexões por cabo, rádio, telefonia fixa e móvel, satélite, etc.



Entre seus benefícios e vantagens, pode-se citar a otimização do fluxo da informação e a qualidade da informação dentro da organização, a eliminação da redundância de atividades, redução dos tempos de resposta e lead times, redução de custos, eliminação de interfaces manuais, dinamização e otimização da tomada de decisões, oferece melhores condições de planejamento da cadeia de produção, bem como desfaz a complexidade do acompanhamento de todo o processo de produção, venda e faturamento.



Possíveis problemas e dificuldades



Segundo o texto SISTEMAS ERP, um dos problemas é como se obter vantagens competitivas na passagem dos dados da engenharia para a manufatura, com a sobreposição de funções – no caso de uma possível integração entre sistemas ERP e PDM. Atualmente, a transferência dos dados da engenharia para a produção muitas vezes ocorre por duplicação de atividades ou ainda por digitação dos dados no sistema ERP. “Geralmente, os sistemas ERP dispõem de um módulo de Apoio à Gestão de Produção em Processos, no qual são geradas as informações do plano macro. Estas informações são básicas para o funcionamento do sistema. No entanto, os sistemas ERP não podem gerar e gerenciar todos os detalhamentos do plano de processo necessários em um ambiente de Engenharia Simultânea.” ROZENFELD, Henrique; ZANCUL, Eduardo.



Conclusão



No âmbito administrativo e logístico, o ERP é um sistema capaz de atender a todos os departamentos e diversos usuários, a partir de uma mesma base de dados, de uma mesma interface, direcionados a cada um, de acordo com suas necessidades. Já para o ambiente de engenharia, alguns ajustes ainda devem ser feitos, de modo a eliminar o re-trabalho e a duplicação de dados, a partir de melhor integração com outros aplicativos. De qualquer forma, as empresas que implantam um sistema de ERP certificam que seus resultados benéficos são bem maiores que as dificuldades encontradas. Para tal implantação, as empresas devem ainda contar com o custo e o tempo de implantação, além do treinamento e capacitação dos usuários e da mudança de cultura da empresa. O mais importante, no momento de decisão da implantação, é identificar, compreender e aceitar as necessidades de um sistema ERP, bem como utilizar o sistema para aumentar seus negócios.



Referências bibliográficas



ROZENFELD, Henrique; ZANCUL, Eduardo. Sistemas ERP. Disponível em: http://numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/ERP_v2.html. Acesso em: 04 mar.2009



FGV Online. Material de Administração em Sistemas de Informação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário