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Implementação de Estratégias de Marketing

Disciplina: Estratégia de Marketing

Semestre: 2009/2



Introdução



Nos dias de hoje, e isso já vem se formando há algum tempo, as estratégias de marketing não dependem mais somente de um planejamento, e sim do conjunto com as variáveis que influenciam as suas implantações – fatores internos e externos à organização. Notou-se que as estratégias pretendidas sofrem influência durante o processo de implementação de estratégias emergentes, que de certa forma ajudam nesta fase. A idéia é adequar o planejamento estratégico ao tático, e vice-versa.



Objetivos de uma empresa



O principal objetivo de uma empresa é a captação de clientes. Para isso, outros objetivos e metas são formulados. Para uma boa implementação de marketing, todas as áreas da empresa devem estar em plena conexão, trocando informações e experiências, além da criação ou manutenção de uma cultura organizacional que ajude a motivar seus funcionários e prezar pelo bom atendimento a clientes, fornecedores e entre os próprios funcionários.



Forma como o marketing interno afeta os funcionários



Quando se fala em marketing interno, logo se lembra de comunicação direta, de beneficiar o funcionário de alguma forma, além do prezo pela cultura da empresa, e da compreensão e interdependência de todos os colaboradores. E é desta forma que um plano estratégico pode ser colocado em prática: a partir do momento em que todos os funcionários, gerentes e executivos se sentem igualmente responsáveis e conscientes da importância da implementação do plano. Deve haver envolvimento de todas as partes, integração e compartilhamento de valores – como no caso da campanha interna do Plano Estadual de Segurança Cidadã, no Estado do Pará, onde materiais informativos foram desenvolvidos e distribuídos, de forma a apresentar a mudança dos gestores, da sociedade organizada e do cidadão, além de motivar a adesão e o comprometimento do servidor da área de Segurança Pública ao novo modelo.



Papel da alta direção



O papel da alta direção nestes casos é perceber a necessidade de mudança, buscar soluções e apresentá-las. A criatividade também é fundamental na hora de elaborar planos de marketing interno, bem como sua adequação à empresa e às necessidades dos funcionários.



Efeito do marketing interno



A partir do momento em que a implantação de uma ação de marketing interno é bem aceita e difundida entre os funcionários, uma enorme barreira em relação a outras implementações é transpassada. A partir do momento em que todos os colaboradores entendem seu papel dentro da organização, bem como o que a empresa espera como resultados, quais são as diretrizes a serem seguidas, planos e estratégias de marketing são mais bem aceitos e compreendidos. Com isso, sua implantação e implementação poderão se dar de maneira mais fácil. Claro, outros fatores também influenciam, como fatores externos, mercado de atuação, economia, política e cultura dos clientes.



Meios possíveis de campanha de marketing interno



Uma campanha de marketing interno pode se dar de diversas maneiras: palestras e material de disseminação da cultura e objetivos da empresa, treinamentos específicos com esse mesmo fim, programas de benefícios, criação e estímulo de atividades de integração entre funcionários e entre funcionários e clientes ou fornecedores – como no caso do escritório paulista de advocacia Pinheiro Neto Advogados, que fez da cobertura do prédio onde atuam, ponto de encontro para happy-hour todas as quintas-feiras, para funcionários e seus clientes. Segundo um dos sócios do escritório, foi uma alternativa encontrada para estreitar o relacionamento com os clientes e fortalecer a integração dentro da empresa.



A Star One, empresa do grupo Embratel, criou programas de bem-estar para estimular seus funcionários, oferecendo nutricionistas, massagistas e ginástica matutina, evidenciando sua preocupação com a qualidade de vida de seus colaboradores.



Conclusão



Para uma melhor implementação de estratégias de marketing, o marketing interno é um dos principais aliados de uma empresa. A comunicação entre os setores, e entre os níveis hierárquicos da organização deve ser clara e aberta, além da elaboração de programas para o alcance dos objetivos organizacionais, criação de ferramentas, ou ainda o oferecimento de ambientes convidativos a um relacionamento de integração, fortalecimento e bem-estar entre os colaboradores.



Referências bibliográficas



HAPPY Hour dentro do escritório. Gazeta Mercantil, Rio de Janeiro, 31 out. 2007.



EMPRESAS inovam para incentivar funcionários. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19 jul. 2002.



SANTOS, Walrimar. Lançada campanha interna do Plano Segurança Cidadã. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2008.

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