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Logística e TI


Disciplina: Adm. de Operações e Logística

Semestre: 2010/1



Introdução



No atual contexto de gestão e estratégias corporativas, quem investe tempo e recursos em logística e TI tende a ir para o topo da cadeia. O cenário é constituído de quebras de barreiras físicas, econômicas e fiscais; movimentos constantes e cada vez mais rápidos de mercado e de público; competitividade acirrada; parcerias e crescimento. As empresas devem ser ágeis e eficientes para acompanhar esse novo mercado.



O presente trabalho tem por objetivo principal a abordagem da Tecnologia da Informação em relação aos objetivos do modelo de estratégia e organização e como sua aplicação interfere no relacionamento parceiros e clientes. Para isso, serão abordadas as suas aplicações e influências no modelo de estratégia e organização, os principais modelos de estratégia e organização de negócios, expectativas que a Governança de TI deve esclarecer.



Aplicações de TI e suas influências no modelo de estratégia e organização



Entre as principais aplicações da TI estão a integração dos diferentes setores da organização, integrando e fornecendo as informações necessárias a todos os departamentos e usuários do sistema. Fornece informações de suporte a operações, gerenciamento, análise e suporte a decisões, influenciando diretamente no comportamento, nas políticas de trabalho e nos recursos humanos – visto que esses são os seus usuários, e estarão em contato direto com o sistema de informações. Seus usuários devem ser capacitados à utilização do sistema, bem como devem interferir nele por meio da entrada e alteração das informações que irão compô-lo, e que estarão disponíveis a consultas futuras.



Objetivos dos principais modelos de estratégia e organização de negócios



Os principais sistemas utilizados para estratégia e organização dos negócios são o ERP, SCM, PDM. O ERP, Enterprise Resource Planning, sistema integrado que possibilita fluxo de informações único e contínuo, é um instrumento utilizado para a melhoria de processos de negócios, tendo uma única base de dados, e operando com diversos sistemas, bancos de dados e plataformas, desenhando um amplo cenário de seus processos de negócios. O SCM, Suply Chain Management, é mais voltado para a cadeia produtiva, abrangendo-a de forma estratégica e integrada, incluindo a relação da empresa com seus fornecedores e clientes – considera que a competição ocorre também no nível das cadeias produtivas. O PDM, Product Data Management, visa gerenciar todas as informações e todos os processos relativos ao ciclo de vida do produto – da concepção à obsolescência.



Podem ser citados ainda, como sistemas de assessoria e gerenciamento mais específico, o TMS, como suporte à gestão do transporte de carga (em níveis operacional, tático e estratégico); o WMS, sistema de gestão de Armazéns (otimiza atividades operacionais e burocráticas); o APS, que planeja a demanda do suprimento, da programação, execução avançada e otimização; e o MÊS, sistema de gerenciamento de informações que dá suporte às atividades de produção (do lançamento de uma ordem de serviço aos produtos finais).



Tem-se, ainda, o e-bussines com as transações comerciais via internet, e o e-commerce com o comércio eletrônico de produtos.



Expectativas que a Governança de TI deve esclarecer



Entre as expectativas que a Governança de TI deve esclarecer, citam-se três essenciais:



• Qual é o modelo operacional desejado pela empresa? – o modelo operacional deve ser adequado ao tamanho, número de funcionários, segmento de atuação entre outras características da empresa e da adaptabilidade de seus funcionários;

• Como a TI dará suporte ao modelo operacional desejado? – dependendo do tamanho e modelo de negócio da empresa, o TI pode ser terceirizado ou pode ser trabalhado dentro da própria empresa como setor/departamento da mesma, de acordo com as necessidades da organização;

• Como a TI será financiada? – as organizações de hoje devem contar com a TI não como ferramenta opcional, mas sim como estratégia de crescimento e posicionamento no mercado, tendo de investir tempo, recursos físicos e financeiros para sua implementação, manutenção e constante atualização.



Conclusão



A partir da análise sobre objetivos dos modelos de estratégia e organização, e sobre as expectativas em Governança de TI, fica claro a atual dependência da tecnologia da informação e, principalmente, da forma como as empresas devem encarar sua utilização, implementação, custos e benefícios. Conforme Alexandre Rojas, “A era do conhecimento e a aplicação dos instrumentos de tecnologia da informação vêm proporcionando agilidade nos processos administrativos e operacionais, automatismo e confiabilidade nas ações de controle, e incremento de velocidade no fluxo das comunicações em ambos os sentidos. As soluções, as intervenções, as ações em geral precisam ser atrativas para empresas, seus acionistas e pessoas que nela trabalham, agregar valor para as comunidades e para a sociedade, respeitar o meio ambiente e ser sustentáveis e, de alguma forma, gerar resultados mensuráveis.”



A organização que não utilizar a TI em seu projeto de crescimento (seja na implementação de seu sistema, seja na utilização dos dados integrados à ferramenta) corre sério risco de desaparecer. Para as organizações que se utilizam da TI, cabe adequar o modelo operacional às características e segmento da empresa, verificar qual o tipo de suporte desejado e necessário, e o financiamento da solução.



Referências bibliográficas



ROJAS, Alexandre. A Logística e a Governança de TI. [S.l.: s.n.].



Material de estudo concedido pela Fundação Getúlio Vargas.



Um comentário:

  1. Olá Daniela,

    Gostei muito do seu artigo sobre a Logistica e a Governança de TI.
    Estou realizando uma pesquisa sobre o assunto para minha monografia do curso de Governança de TI.
    Vi algumas referencias em varios trabalhos sobre o assunto do Prof Alexandre Rojas, mas não encontrei esse material para leitura.
    Você teria esse material ainda e poderia me fornece-lo.
    Muito obrigado.
    Leandro Vaz

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