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Importância das Questões Éticas


Disciplina: Administração do Meio Ambiente

Semestre: 2010/1



Introdução



Questões éticas têm sido levantadas acerca das questões ambientas, refletindo diretamente no posicionamento público e empresarial. A opinião pública, por sua vez, tem feito com que as empresas repensem suas atitudes, seu posicionamento e seus produtos ou serviços prestados. Entretanto, alguns pontos devem ser levantados e discutidos, como qual o limite entre a ética e a hipocrisia, ou seja, até que ponto as empresas estão realmente preocupadas com o meio ambiente ou se isso não passa de “uma jogada de marketing”.



Se é possível uma empresa ser ética



A consciência de que é possível, sim, ser uma empresa ética, buscando interagir corretamente com o meio ambiente vem crescendo, vem sendo difundida nos diversos setores industriais, de serviços, de tecnologias; além do próprio público consumidor. Soluções têm sido buscadas, bem como gestores têm se preparado e capacitado para lidar melhor com a situação ambiental. Além disso, existem as normas que, para alguns segmentos, são obrigatórias. Mas mesmo empresas que não são exigidas, têm buscado certificações de qualidade ambiental, seja para dar melhor suporte às suas atuações, seja para elevar o conceito de seus produtos e da própria imagem da empresa, seja para se preparar para o que vem pela frente.



Outra questão acerca da adoção de uma postura ética é a redução de custos com energia, água e desperdícios de matéria prima, por exemplo. Reduções estas que beneficiam a empresa, seus clientes, e o meio ambiente. Com a redução de custos, o valor do produto pode ser mais acessível, ou a diferença pode ser utilizada para reinvestimento na própria empresa, como recursos para pesquisas e projetos inclusive visando soluções ambientais.



Se é desejável uma empresa ser ética



Uma empresa ética e correta, além dos benefícios supracitados, pode ficar tranqüila em relação às legislações vigentes e aos “passivos ambientais” decorrentes de multas ou outras penalidades decorrentes da geração de lixo, poluição, degradação ou qualquer ato que prejudique ou danifique seriamente a população e vegetação em volta. Portanto, além de desejável, pode-se dizer que é imprescindível que uma empresa seja ética e busque sempre melhorar sua postura ambiental.



Aquilo que a responsabilidade ambiental representa nas empresas



A responsabilidade ambiental nas empresas não significa que a empresa está voltada apenas para os fatores externos, mas também se relaciona a tudo o que envolve o bem-estar físico e mental no trabalho. Preocupações com ergonomia, acidentes de trabalho, fatores emocionais e familiares também são colocados em pauta quando da implantação de uma postura de administração do meio ambiente.



Todos os funcionários são envolvidos na implantação e nas melhorias das normas, de modo a cada um perceber sua importância e seu valor na cadeia produtiva e na responsabilidade perante o meio ambiente. O mundo parece estar acabando cada vez que se liga a televisão em algum noticiário, e cabe a cada um desenvolver sua parte para evitar ou minimizar essas conseqüências de atitudes que vem sido tomadas há um século. Conforme Julianne Capucho e Manuel Flávio Leal: “(...), podemos dizer que algumas empresas de fato apresentam uma boa conduta, estando preocupadas com a disposição correta de resíduos gerados por seus processos produtivos, na verificação de se os produtos que vêm desenvolvendo podem ser nocivos ao ser humano e ao meio ambiente, entre outros. (...). Uma das conseqüências positivas desta boa conduta, é que essas pessoas, ao incorporarem a imagem correta de ética, estenderão esses conceitos para dentro de suas casas e continuarão dando bons exemplos para a vizinhança próxima”.



Os limites entre responsabilidade ambiental e marketing



De fato, a responsabilidade ambiental tem surtido efeitos positivos na hora da escolha entre produtos com selo verde em detrimento das que não têm. Deve haver uma cultura disseminada de princípios e valores, formando um círculo virtuoso de ética ambiental dentro das organizações.



“O que chama a atenção é o apelo ao compromisso ético com as gerações futuras, contido no conceito de desenvolvimento sustentável e a inclusão do respeito ao meio ambiente na declaração do milênio (...).” (A Importância das Questões Éticas e Seu Potencial Transformador). Muitas campanhas publicitárias tem sido veiculadas com esse tema, amplamente lançado por grandes companhias, e também por Organizações Não Governamentais que buscam apoio de pessoas físicas e jurídicas objetivando a disseminação de políticas de desenvolvimento sustentável.



Conclusão



São questões que estão realmente fazendo parte do cotidiano, que afetam diretamente a política e a economia nacional e externa, e, acredito, começam a ser levadas a sério – deixa-se de lado a hipocrisia e veste-se a camisa por um desenvolvimento sustentável, por pesquisas na área, projetos de minimização ou controle de impactos ambientais; além, das políticas de reversão climática.



Mas, sem dúvida, o fator “público” é o ditador das regras. É o público que consome, é o público que vive no meio ambiente que pode ser beneficiado ou agredido por determinada empresa. E esse público tem adquirido cada vez mais poder, ou, pode-se até arriscar a dizer que na verdade têm tomado maior consciência de seu poder.



Referências bibliográficas



A IMPORTÂNCIA das questões éticas e seu potencial transformador. FGV Online, 2009.



CAPUCHO, Julianne O.; LEAL, Manoel Flávio. Ética pessoal e ética corporativa: limites e desafios. Disponível em: http://www.facinter.br/revista/numeros/4etica.htm . Acesso em: 22jun.2006.

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